Aureo Pasqualeto, diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, participa de debate sobre o setor de logística brasileiro

620

O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília, Prof. Dr. Aureo Pasqualeto Figueiredo, participou, nesta segunda-feira (29/06), do Correio Talks: Portos e Fronteiras do Brasil – Infraestrutura, Logística e Competitividade, evento criado pelo jornal Correio Braziliense com o intuito de debater as necessidades de investimento no setor de logística brasileiro.

Durante sua palestra, o professor focou na necessidade de evitar decisões equivocadas na área, já que com a proposta mais recente apresentada pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento, a ideia era que fosse eliminada a movimentação de pequenos pátios de contêineres para poder ampliar as operações de granéis, como matérias-primas para fertilizantes.

Segundo ele, a ideia tem consequências econômicas e ambientais. Mudando a operação, seria colocado em risco milhares de empregos gerados pelos pátios, além de colocar em risco a área do Outeirinhos, onde por perto se localizam universidades, moradias e hospitais, já que com a movimentação de fertilizantes, o risco de incêndios seria maior.

Outro ponto abordado pelo professor foi a integração cidade e porto. “No caso do Porto de Santos, com uma extensa área de contato com o mar, tinha uma imensa planície para ser ocupada e aos poucos a cidade foi se colocando e espremendo o porto. Ficou uma situação comum de diversos locais, mas não é desejada, pois restringe uma área de retroporto que é desejada para que se tenha uma boa operação”.

Mais assuntos discutidos durante o debate e podem ser vistos através deste link.

Para ele, o convite do Correio Braziliense para participar do evento foi uma grande satisfação pessoal. “É uma oportunidade de apresentar argumentos em relação à importância da nossa região e chamar a atenção para corrigir condutas que podem ter sérias consequências”.
Formação

Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo é formado em Engenharia Civil, com Mestrado em Transportes, Ferrovias Bitola Mista e Doutorado em Automação Portuária e Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da USP. É professor do curso de Engenharia Civil desde 1985, além de ser docente do Mestrado e Doutorado da Unisanta. Atualmente, é também diretor do curso na Instituição.

Desde 1970, tem atuado na supervisão de trabalhos de obras no Porto de Santos. Também participou da construção da Ferrovia do Aço.