Na manhã de quarta-feira, 10/8, foi inaugurada a nova sede da Academia Santista de Letras (ASL), na Casa Martins Fontes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), localizada na Rua Soares de Camargo, 17, no bairro do Boqueirão, em Santos.

A cerimônia de inauguração foi marcada por um ato ecumênico, com a presença dos religiosos: representando a Igreja Católica, o frei André Becker, do Santuário Santo Antônio do Valongo, a Comunidade Judaica de Santos,  Yaakov Weissmann, a Igreja Assembleia de Deus, o pastor Paulo Corrêa e o Grupo de Estudos Allan Kardec, Waldomiro Moreno.

Para receber a benção ecumênica foram convidados todos os membros da ASL que foram cumprimentados pela mesa de abertura, composta pela presidente da Academia, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, os religiosos e os acadêmicos da família Teixeira: o chanceler, Dr. Milton Teixeira, a reitora, Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani e o pró-reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira.

“Dentre os diversos eventos das comemorações dos 50 anos da Unisanta esse momento é um dos mais gloriosos, pois saudamos a intelectualidade de todos os presentes”, recepcionou a reitora.

A presidente da Unisanta, Lúcia, evidenciou o trabalho da ASL em multiplicar ações. “São mãos unidas em ações em prol da cultura, da ciência e da evolução do espírito humano”.

Ao dar as boas vindas aos presentes, o pró-reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, agradeceu o empenho da presidente da ASL. “Seu esforço em trazer a academia ao Santa é uma grande contribuição para que a universidade esteja ainda mais aberta à comunidade, principalmente, pelos trabalhos que serão realizados”.

Para finalizar a cerimônia, a escritora e segunda secretária da academia, Edith Pires Gonçalves Dias, foi convocada para recitar um poema de Martins Fontes. Edith, antes de declamar “Ser Paulista”, contou a todos a sua emoção de reencontrar seu grande amigo, Milton Teixeira.

ASL – A nova sede da ASL funciona no térreo de um sobrado de 156 metros quadrados por seis de frente, adquirido pela Unisanta em 28 de dezembro de 2001, e que vinha sendo ocupado para reuniões. Foi possível oferecer o imóvel em comodato sem prejuízo das atividades da Unisanta, devido a ampliações e adaptações feitas anteriormente pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém o Complexo Educacional Santa Cecília.

A Casa Martins Fontes, na Unisanta, abrigará o acervo da Academia, a biblioteca, a galeria de presidentes, além de ser usada para reuniões. Os eventos de arte e cultura, posses acadêmicas, palestras, entre outros, serão realizados na Chancelaria e demais dependências da Universidade. O apoio da Universidade à ASL data de muitos anos. A Academia já funcionou na Unisanta durante a década de 1970, e não tem imóvel próprio.

SER PAULISTA

Martins Fontes

Ser paulista! é ser grande no passado

E inda maior nas glórias do presente!

É ser a imagem do Brasil sonhado,

E, ao mesmo tempo, do Brasil nascente.

Ser paulista! é morrer sacrificado

Por nossa terra e pela nossa gente!

É ter dó das fraquezas do soldado

Tendo horror à filáucia do tenente.

Ser paulista! é rezar pelo Evangelho

De Rui Barbosa _ o sacrossanto velho

Civilista imortal de nossa fé.

Ser paulista! em brasão e em pergaminho

É ser traído e pelejar sozinho,

É ser vencido, mas cair de pé!