Organizado pela ONG Rede Cidadania em parceria com a Universidade Santa Cecília, teve início na tarde desta quarta-feira (27) o I Congresso Brasileiro de Ecofelicidade. As atividades acontecem até a próxima sexta-feira (29) no Auditório do Bloco E da Unisanta.

Professor da Unisanta e presidente da ONG Rede Cidadania, Alfredo Cordella ressalta que a programação do evento se baseia na ideia de que felicidade está vinculada ao equilíbrio, partindo de três pontos cruciais: “o equilíbrio nas relações que estabelecemos com o nosso eu interior; nas difíceis e diversificadas relações que, diariamente, estabelecemos com o outro; e, finalmente, em uma camada mais externa, nas relações que mantemos com o meio ambiente, que nos cerca, nos abriga e garante a sobrevida humana”.

A primeira conferência foi sobre “A neurociência e a compreensão dos estados de felicidade”, com a participação do expositor Ari Brito, que é professor da Unisanta, palestrante e diretor executivo da Marca Pessoal Desenvolvimento Humano. É membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Mestre em Comunicação e Pós-graduado em Neuropsicologia.

Participou também como comentarista a psicóloga Vivian Galina. Ela é Coach e Facilitadora de Treinamentos. Terapeuta Transpessoal formada pela Escuela Española de Desarrollo Transpersonal (EDT-Madrid). Graduada em Psicologia e Comunicação Social.

Ari contou no discurso de abertura que é uma honra estar participando. “ É ótimo dar uma palestra aqui na Unisanta, onde estou presente há 27 anos. É também uma honra participar da abertura de um evento que é o primeiro”. Vivian Galina declarou que “É uma inspiração juntar essas duas compreensões e ciências que são a psicologia e a comunicação, até porque a gente se comunica através da nossa psique, do nosso mundo interno”.

As atividades continuam nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30 com uma mesa de debates que traz o tema “A sacralização do meio ambiente: uma estratégia de sobrevivência”, que busca busca estimular uma reflexão sobre a importância de considerarmos o nosso meio ambiente como um espaço sagrado. Participam o Cacique Ubiratã Awá M’Baretédjú, o jornalista Marcus Neves Fernandes e o antropólogo Darrell Champlin. Veja a programação completa no site oficial do evento.