Capacitar as lideranças e as comissões de trabalho dos clubes de Rotary do Distrito 4420 é o principal objetivo do governador eleito Marcelo Vallejo Marsaioli

Com a presença do Governador Cyro Soldani, líder do Distrito 4420 do Rotary International (RI) no Ano Rotário 2023-2024, será realizada a Assembleia Distrital 2024-2025, no próximo sábado (13), às 8h, na Unisanta (Universidade Santa Cecília), em Santos/SP. Na oportunidade, o governador eleito Marcelo Vallejo Marsaioli irá treinar e reunir os rotarianos da Baixada Santista. Ao lado da Equipe Distrital formada por ele, esses voluntários irão compor os times que ajudarão na realização dos projetos humanitários durante o próximo ciclo rotário, a partir de 1º de julho de 2024. Além da plenária geral de abertura, o evento foi dividido em salas temáticas para capacitação dos participantes, inclusive de novos associados.

Depois do PETS (Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos), realizado recentemente, a Assembleia Distrital é a oportunidade de Marsaioli estar em contato com rotarianos do Distrito 4420, que farão parte da sua gestão. A magia do Rotary já está presente em suas palavras. “É com muito orgulho que serei o governador do Distrito 4420. A origem do lema ‘A Magia do Rotary’, escolhido por Stephanie Urchick, presidente 2024-2025 do RI, tem perfeita sintonia com a nossa filosofia de trabalho. Estamos trabalhando há meses na montagem da Equipe Distrital e, quando conheci o lema na Assembleia Internacional do Rotary, no mês de janeiro, em Orlando (EUA), vi que estávamos no caminho certo”, revelou.

Da mesma forma que fez para um número menor de rotarianos durante o PETS, ele pretende explicar a filosofia da magia do Rotary para o público previsto na Assembleia Distrital. Seguindo as palavras de Stephanie Urchick, presidente eleita do RI, Marsaioli explica que os associados do Rotary criam essa magia a cada projeto concluído, a cada dólar doado e a cada novo membro que ingressa na instituição nos quatro cantos do mundo. “Não me entendam mal, mas não vamos acabar com a paralisia infantil ou trazer paz ao mundo balançando uma varinha de condão. Peço que os rotarianos reconheçam e ampliem o poder que a organização tem de salvar vidas”, disse Stephanie, durante seu discurso em Orlando.

Priorizando a paz nas comunidades

Durante o evento, Marsaioli pretende falar das experiências que teve em Orlando ao lado de Stephanie, em especial sobre o Plano de Ação do Rotary. “A presidente planeja uma conferência da paz em 2025, sob o tema Curando um Mundo Dividido. Devemos encontrar um equilíbrio entre a continuidade e a mudança, para trabalharmos em prol da paz. Temos tem um longo histórico pacificador por meio dos Centros Rotary pela Paz. Localizados nas melhores universidades do mundo, esses locais já treinaram cerca de 1.800 bolsistas que trabalham em mais de 140 países. O mais novo centro, localizado na Universidade Bahçeşehir, em Istambul (Turquia), receberá em breve sua primeira turma de bolsistas”.

Marsaioli explica que as Bolsas Rotary pela Paz foram instituídas há mais de 20 anos com a meta de treinar profissionais da paz, desenvolver comunidades e torná-los catalisadores eficazes para solucionar e evitar conflitos em todo o mundo. “Além de enfatizar a consolidação da paz, a presidente Stephanie reiterou o compromisso do Rotary com a erradicação da poliomielite da face da Terra. Ela incentivou os governadores eleitos a criarem ou ingressarem numa Sociedade Pólio Plus em seus distritos, fazendo o possível para ajudar a acabar com esta terrível doença. A pólio continua sendo nossa principal prioridade e requer total compromisso junto das autoridades e outros líderes governamentais”, enfatizou ele.

Equilíbrio entre continuidade e mudança

Marsaioli também lembra que a presidente eleita do RI ressaltou a necessidade de equilibrar a continuidade e a mudança, fatores que caracterizam o Plano de Ação do Rotary. O plano visa dar continuidade às melhores ideias da organização, sem abandoná-las. “Ela enfatizou que temos que encontrar um equilíbrio. Precisamos mudar a nós mesmos e permanecer fiéis a quem somos historicamente. Também pediu que os governadores eleitos façam o necessário para tornar a experiência rotária irresistível aos associados. Isso pode significar mudar a forma de como as coisas são feitas. Se um grupo de rotarianos realiza ações da mesma maneira há 50 anos, provavelmente é hora de promover uma reavaliação”, afirma ele.

Segundo Marsaioli, se um clube de Rotary não estiver ativo ou evidenciando a perda de associados, talvez seja hora de criar um novo ambiente que se adapte melhor à comunidade. Para ele, o fato de não haver mudanças há algum tempo não significa que ninguém esteja ansioso por coisas novas. “A nossa presidente foi feliz ao explicar que mudanças positivas adotam princípios de diversidade, equidade e inclusão nos clubes. Ela deseja que estejamos abertos a receber futuras pessoas em ação, inclusive se elas não se parecerem ou agirem como o típico associado do clube. Devemos estar mais unidos, comprometidos e focados nesta filosofia, sendo mais relevantes para o mundo”, finaliza ele.

Programação e local do evento

📆 13 | abril | 2024

– Sábado | 8h às 12h

📬 Unisanta – Santos/SP

– Auditório | Bloco E | 4º andar

– Rua Cesário Mota, 8 – Boqueirão

  • 8h às 8h50 – Inscrições.
  • 8h50 às 9h – Boas-vindas da Alta Direção da Unisanta.
  • 9h às 9h15 – Boas-vindas do GD 2023-2024 Cyro Soldani.
  • 9h15 às 9h45 – Mensagem do GD 2024-2025 Marcelo Vallejo Marsaioli.
  • 9h45 às 10h – Encontre o local da sua reunião.

Distribuição das salas temáticas

Após a plenária da Assembleia Distrital 2024-2025, os rotarianos serão encaminhados para as respectivas salas temáticas, onde receberam capacitação da Equipe Distrital do governador Marsaioli.

PRESIDENTES DE CLUBES:

  • 10h às 11h – Auditório para reunião com o governador distrital.
  • 11h15 às 12h – Sala de informática – Oficina com o RI Brazil Office.

SECRETÁRIOS:

  • 10h às 10h45 – Sala de Informática – Oficina com o RI Brazil Office.
  • 11h às 12h – Sala A – Reunião com os secretários distritais.

GOVERNADORES ASSISTENTES:

  • 10h às 11h – Auditório – Encontro com o Governador Distrital.
  • 11h15 às 12h – Auditório ou participe da sala de sua preferência.

DEMAIS PARTICIPANTES – 10H ÀS 11H:

  • Sala B – Desenvolvimento do Quadro Associativo – Cláudio Takata.
  • Sala C – Diretores de Protocolo – Ciça Jorge.
  • Sala D – Fundação Rotária e Projetos Humanitários – Watson Travassos.
  • Sala E – Imagem Pública – Ronaldo Varella.
  • Sala F – Intercâmbio de Jovens – Jany Hatanaka.
  • Sala G – Novos Associados SBC – Denise Cibils, Leandro Taveira, Maria Consentino e Tânia Parmigiani.
  • Sala G – Novos Associados Santos – Denise Cibils, Leandro Taveira, Guilherme Rocha e Jorge Thadeu.
  • Sala H – Projeto HPV – Giselle Perez, Maria G Troiani, Teresa Vaz e Rosangela Greghi.
  • Sala I – Novas Gerações e Ryla – André Coelho e Tadeu Sousa.
  • Sala J – Tesouraria – Antônio Taveira.

Serviço e imprensa

  • Data: 13/04/2024 – 08h
  • Local: Unisanta (Universidade Santa Cecília)
  • Endereço: Rua Cesário Mota, 8 – Auditório Bloco E – Boqueirão – Santos/SP
  • Ronaldo Varella (Imagem Pública): (13) 9-8132-8619
  • Marcelino Silva (Imprensa e Mídia): (13) 9-8809-7236

Sobre o Distrito 4420

O Distrito 4420 do Rotary International é o conjunto de clubes de Rotary situados na zona sul da cidade de São Paulo/SP, na região do ABCD (incluindo Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e na Baixada Santista/SP (incluindo Itariri e Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira/SP). Cada clube possui seu próprio conselho diretor eleito, quadro social e autonomia para realizar projetos sociais, eventos beneficentes e outras ações, atuando individualmente ou em conjunto com outras entidades. Mais de 46 mil clubes formam o Rotary International. Cerca de 2350 estão constituídos no Brasil com aproximadamente 55 mil membros. Eles seguem formas de atuação que unificam mais de 1,4 milhão de rotarianos em todo o mundo.

Este modelo possibilita a realização de importantes ações globais. A campanha End Polio Now pela erradicação da poliomielite no mundo, a promoção da paz e integração mundial estão entre os principais projetos. Seu organograma possui um presidente mundial e amplo quadro de diretores, líderes e administradores. Para fins gerenciais, os clubes estão agrupados em 530 subdivisões administrativas, chamadas de distritos. Eles são identificados por números e abrangem clubes localizados numa determinada região por 219 países. Cada distrito é liderado por um governador, uma equipe distrital e governadores assistentes que auxiliam os clubes na realização dos projetos.

Mais informações estão disponíveis em www.rotary.org ou www.distrito4420.org.br.