Docente licenciado da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o médico Arthur Chioro dos Reis tomou posse no Ministério da Saúde, na última segunda-feira (3). A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada às 14h, no Auditório Emílio Ribas, Ed. Sede do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Distrito Federal. Chioro assumiu o cargo do atual ministro Alexandre Padilha.

Estiveram presentes na cerimônia, representando Unisanta, a reitora  Sílvia Ângela Teixeira Penteado e o diretor das Faculdades de Engenharia e Arquitetura Dr. Antônio de Salles Penteado.

Desde 2000 e até de dezembro de  2014, Chioro lecionou a disciplina Saúde Pública na Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. Atualmente está licenciado no cargo acadêmico para cumprir as funções de ministro.

Com 50 anos, natural de Santos, Chioro orientou    pesquisas científicas na Unisanta e Trabalhos de Conclusão de Curso. Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011), foi diretor da Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.

Foi secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo desde janeiro de 2009, e, em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – Cosems-SP. Também exerceu o cargo de secretário de saúde de São Vicente de 93 a 96 e integrou a equipe do secretário de Saúde David Capistrano durante a gestão da ex-prefeita Telma de Souza, de 89 a 92.

Dirigiu o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e foi responsável pela implementação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi consultor da Organização Panamericana de Saúde.

Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva pela UNIFESP (2011), Chioro é mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Graduou-se em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986) É pesquisador da Linha de Política, Planejamento e Gestão.