A tetracampeã mundial de maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha conquistou o Prêmio de Melhor Atleta do Ano da Federação Internacional de Esportes Aquáticos (Fina) em águas abertas. A entrega do prêmio foi feita em cerimônia de gala que aconteceu na manhã deste domingo (horário do Brasil), em Hangzhou, na China.
Foi a quinta vez que a brasileira recebeu este troféu da Fina. Ela foi vencedora na edição de 2010 – ano em que a premiação foi instituída – em 2014, 2015, 2017 e agora em 2018. Seu treinador, Fernando Possenti, também garantiu o troféu de melhor técnico da temporada de 2018.
“Estou muito feliz. É a quinta vez que estou ganhando este prêmio e a cada vez fico mais contente (risos). É a coroação do final de uma temporada. É uma emoção muito grande. A gente passa o ano todo batalhando, treinando e ganhando medalhas, mas, no final do ano, ter esta recompensa, é simplesmente fantástico”, comemorou Ana Marcela.
Na temporada de 2018 Ana Marcela garantiu o tetracampeonato do Circuito Mundial tendo conquistado o ouro Balatonfured e Lac St Jean, a prata em em Ilhas Seicheles e o bronze em Chuan’an e Abu Dhabi.
“Realmente é uma alegria inexplicável. Agradeço a todos que torcem por mim, aos os meus patrocinadores, a minha equipe multidisciplinar e a minha família, sem ajuda de vocês não seria possível. Muito obrigada a cada um de vocês”, completou a maratonista aquática.