Estudantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq). Os premiados receberam bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de pesquisas durante a graduação. Entre os objetivos do Programa está despertar a vocação científica, incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.

Premiados – Entre os premiados, Tamires Regina da Silva Higino, estudante do 3º ano do curso de Farmácia da Unisanta, receberá bolsa de iniciação científica para desenvolver, em conjunto com alunos de Fisioterapia, o projeto Avaliação e intervenção em pedestrianistas amadores de uma equipe pertencente à cidade de Santos. O trabalho tem orientação do prof. Walter Toma, docente do curso de Farmácia. “Esse projeto de Iniciação Científica está me mostrando que a área de pesquisa pode ser um bom futuro”, afirma Tamires.

Felipe Barbosa Pereira, também aluno de Farmácia, desenvolverá a pesquisa Determinação de fármacos no efluente do emissário submarino de Santos, com orientação da Profª. Drª. Luciana Lopes Guimarães. Pelo curso de Ciências Biológicas, Maria da Conceição Laragnoit Silva participará do estudo Efeito biológico adverso do bactericida triclosan sobre a ostra estuarina, com orientação do Prof. Dr. Camilo Dias Seabra Pereira, e Bruna A. L. Romero fará a Avaliação da sensibilidade de anfípodes epibentônicos para aplicação em ensaios de toxicidade, com orientação dos professores Dr. Augusto Cesar e Marina Cunha Passarelli. A Capacidade de tamponamento da água do mar como resposta a ações antropogênicas e toxicidade de epóxidos e de clorohidrinas a este meio é o projeto desenvolvido pela aluna de Engenharia Química, Thais Pereira Dias, com orientação do Prof. Dr. Silvio José Valadão Vicente.

“A iniciação científica é considerada uma oportunidade de inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa, o que permite aprimorar sua formação em nível superior, além de obviamente iniciar a formação daqueles que apresentam vocação para a pesquisa. A Unisanta tem apoiado o desenvolvimento de projetos de iniciação científica através de bolsas”, afirma a Profª. Drª. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta.

De acordo com a coordenadora, para os docentes pesquisadores a iniciação científica “tem como objetivo engajar estudantes em seus projetos e linhas de pesquisa, ampliar a sua produção científica e investir na formação de futuros pesquisadores”.

Além dos contemplados pelo PIBIC, outros 19 estudantes tiveram seus projetos selecionados e receberam bolsas de iniciação científica da Unisanta.

Como funciona – Alunos da Unisanta interessados em obter bolsas de iniciação científica devem apresentar um projeto, orientado por professor pesquisador, possuir elevado desempenho acadêmico e não ter vínculo empregatício para poder se dedicar às atividades exigidas. Todos os projetos são analisados por uma comissão interna composta por professores pesquisadores, com vasta experiência científica. Os melhores projetos são direcionados para a bolsa PIBIC, que tem duração de 12 meses. Os projetos dos alunos bolsistas do CNPq e da Unisanta são acompanhados e avaliados. Após seis meses, os estudantes deverão entregar relatório das atividades e participar de um seminário interno. Ao final dos 12 meses deverá ser entregue relatório completo, com os resultados obtidos, e os projetos deverão ser apresentados no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC).

COBRIC – Com o tema Energia Sustentável para Todos, a Unisanta realiza o COBRIC, dias 8 e 9 de novembro. Podem participar do evento, estudantes da Unisanta e de outras instituições de ensino superior. Os interessados deverão enviar o resumo de trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso. Os projetos aprovados deverão ser apresentados durante o evento, na forma de painel. Informações e inscrições no site: www.unisanta.br/cobric