O grande número de animais domésticos é sempre uma preocupação ecológica, social e de saúde, segundo os especialistas. Partiu da comunidade de Barra do Una o pedido de castração dos animais.

No dia 27 de outubro (sábado), alunos do Mestrado de Ecologia da Universidade Santa Cecília e  a professora Milena Ramires, se uniram para colaborar em um mutirão de castração na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, localizada em Peruíbe (São Paulo). Como em muitas Unidades de Conservação, o grande número de animais domésticos é sempre uma preocupação ecológica, social e de saúde. Assim, partiu da própria comunidade pesqueira residente na Reserva a demanda pelo controle populacional dos animais domésticos.

Nesta primeira ação foram castrados 30 animais com o apoio da ONG Castra Cão, coordenada pelo médico veterinário Marco Antonio Furlanetto Bento, aluno do Mestrado em Ecologia, que desenvolve em diversas regiões do país o Projeto Itinerante de Esterilização de Cães e Gatos. O objetivo é o controle populacional, prevenção e controle das zoonoses, conscientização sobre posse responsável e cuidados com animais domésticos.

Além disso, a preocupação com o controle e prevenção de animais domésticos e ferais que causam impacto ambiental em áreas naturais impulsionou o coordenador do projeto a atuar em parceria com a Universidade e a Fundação Florestal, responsável pela gestão das Unidades de Conservação do estado de São Paulo nesta ação.  Animais não castrados podem causar desequilíbrio na flora e problemas de zoonoses nestas áreas naturais e, principalmente, impactar a fauna, pois podem se tornar predadores de animais silvestres e assim ameaçar a biodiversidade local.

Participaram da ação a Profa. Milena Ramires, docente do Laboratório de Ecologia Humana, dos mestrados em Ecologia e Auditoria Ambiental da Unisanta, o aluno de Auditoria Ambiental Lizandro Rogério Ferreira, a gestora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vanessa Cordeiro e sua equipe e a veterinária Mayra R. V. de Aguiar, do Centro de Controle de Zoonoses de Peruíbe e sua estagiária Angela C. de Carvalho. A comunidade ofereceu o centro comunitário para a realização dos procedimentos e os moradores do local participaram ativamente durante toda a ação.

Uma segunda ação será agendada, ainda neste ano, na mesma comunidade, com a expectativa de que essa parceria entre a ONG Castra Cão, a Universidade Santa Cecília e os Gestores possam continuar atendendo outras comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Mosaico de Conservação Jureia Itatins.