SevilhaO professor titular da Faculdade de Direito de Sevilha, Dr. Álvaro Sanchéz Bravo, esteve na Unisanta para iniciar os contatos necessários à parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta). A comitiva da Unisanta também fará intercâmbio com Huelva, outra universidade espanhola.

Em setembro, um grupo de alunos e professores da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília – Unisanta farão intercâmbio para atualização acadêmica e profissional nas universidades de Sevilha e Huelva, na Espanha, como parte da parceria a ser firmada em breve entre as duas instituições espanholas e a Unisanta. Nesta sexta-feira (22/2), em Santos,  o professor titular da Faculdade de Direito de Sevilha,  Dr. Álvaro Sanchéz Bravo,  explicou que a parceria com a Unisanta será firmada porque há uma identidade de  características e ideais entre as duas universidades, inclusive quanto à qualidade de ensino oferecida.

Disse ter referências do excelente nível de ensino da Unisanta por meio da juíza e professora brasileira Luciana Caplan, que se doutorou em Sevilha com uma tese em que comparou o sistema judiciário brasileiro com o espanhol. Ela fez os contatos com o coordenador do curso de Direito da Santa Cecília, Prof. Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, visando a efetivação do intercâmbio.

“Será uma parceria efetiva de trabalhos, estudos  e de publicações conjuntas”, adiantou o Dr. Sanchéz Bravo, em visita  à Unisanta, onde foi recebido na Sala de Atos pela reitora, Dra. Sílvia Teixeira Penteado e pela presidente, Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani.  A Faculdade de Direito da Unisanta foi a única visitada por ele, que seguiu viagem.

Como uma das primeiras medidas concretas da parceria,  a Fundação Andaluza de Direito, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida por  Álvaro Sanchéz Bravo, doará uma coleção de livros à Unisanta.  A Universidade de Sevilha é pública, tem 508  anos e é uma das mais antigas do mundo. Sempre teve como foco intelectual e político se aproximar da América Latina, pois incentivou algumas das primeiras universidades  de países de língua espanhola em nosso continente, explicou o prof. Sanchéz  Bravo.   A aproximação com os países de língua portuguesa também é vista como de grande importância para se compartilhar o conhecimento acadêmico.

A Dra. Sílvia convidou o professor visitante para integrar o quadro dos professores de mestrados e doutorados da Unisanta, além de participar, como palestrante, da abertura do Congresso de Direito Ambiental 2013 da Instituição. A Dra. Lúcia colocou à disposição da Universidade de Sevilha as pesquisas realizadas pela Unisanta em todas as áreas do conhecimento, na Graduação e Pos-Graduação.

Sanchéz Bravo estava acompanhado pela doutora Luciana Caplan e pela senhora  Marta Regina Lino. Os visitantes foram recebidos pelo diretor do curso de Direito, Norberto Moreira da Silva, pelo coordenador do curso e professor de Direito Penal, Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, pelo coordenador do Núcleo de Pesquisas e Prática Jurídica, Dr. Luciano Pereira de Souza; pelos professores de Direito da Unisanta: Dr. Luiz Carlos Gomes Godoi, ministro e desembargador federal do Trabalho ; Dr. Roberto da Silva Oliveira, juiz federal, professor de Processo Penal; Dr. Décio Grabiel Gimenez, juiz federal e professor de Direito Administrativo;   Dr. Roberto Mehana, professor de Direito Empresarial.

A Faculdade de Direito da Unisanta já mantém convênio com as Universidades de Coimbra e de Lisboa. O intercâmbio com a Universidade de Sevilha deverá se estender aos demais cursos da Unisanta.