A participação de alunos nas campanhas educativas é outra iniciativa da Universidade Santa Cecília (Unisanta), envolvendo, em um primeiro momento, os cursos de Publicidade e o de Farmácia. Os primeiros criarão campanhas educativas e os segundos, orientados pelo professor Walber Toma, manipularão mistura de álcool gel. Os alunos do Curso de Farmácia já trabalham com manipulação de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene na disciplina Farmacotécnica.
Com a dificuldade de encontrar o álcool gel no mercado, devido à crescente demanda proveniente da implantação de métodos preventivos contra a gripe suína, surgiu a ideia de manipular no curso de Farmácia a mistura álcool gel em um volume maior que o habitual das aulas e disponibilizar o produto nos principais pontos de circulação da Unisanta, como as Clínicas de Fisioterapia e Odontologia, os laboratórios, sala dos professores e portarias.
A Universidade já dispõe da matéria-prima para produzir o álcool gel, que é o gel base e o etanol, além de possuir a metodologia de manipulação. “Dessa forma, os alunos são envolvidos nesse importante momento de conscientização e busca do bem-estar da comunidade”, afirma o coordenador do curso de Farmácia da Unisanta, prof. Dr. Walber Toma.
Alcool gel a 70% elimina vírus, bactérias e fungos sem ressecar as mãos, dizem os especialistas. Se o produto não contiver glicerina, as mãos ficam desidratadas e perdem as defesas naturais, segundo os médicos. Se o álcool é puro, a solução é passar um hidratante em seguida. Essa higienização é necessária a cada duas horas. O vírus da gripe suína é transmitido especialmente por meio de secreções contaminadas presentes em objetos ou nas mãos, levadas, à boca, aos olhos e ao nariz.