Os alunos do 6º semestre do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolveram cadeiras de rodas, destinadas a estudantes especiais, como parte da disciplina de Resistência dos Materiais para Engenharia Mecânica. E como demonstração do projeto, o professor José Carlos Morilla organizou uma corrida, na qual os alunos testariam seus projetos e seriam avaliados. A corrida ocorreu no último sábado, dia 30.

A cadeira de rodas produzida pelos estudantes tem um diferencial, um local para o cadeirante apoiar a mochila e uma prancheta para apoiar o material em sala “Foi observado que o cadeirante tinha dificuldades em assistir às aulas, devido a sua locomoção, e esse projeto que os alunos construíram foi focado nisso, para tentar facilitar o cotidiano dessas pessoas que precisam desses cuidados especiais”, explica o professor Morilla.

Sobre o desenvolvimento do projeto, Morilla contou: “Todo semestre os alunos fazem um projeto como este. A classe é dividida em grupos, e cada um fez a sua cadeira. A Unisanta fornece os materiais básicos (como tubos), e, no caso das rodas, cada grupo traz a sua. Baseado no que os alunos aprenderam durante as aulas teóricas no semestre, o projeto foi todo montado aqui na Universidade e tem como avaliações: a construção, o desempenho, a inovação e a criatividade.”

Os alunos tiveram que seguir alguns padrões previamente estabelecidos. “Exigi dos grupos muita atenção e cuidado na construção do projeto. Uma das observações que coloquei foi que eles prestassem atenção que o equipamento está sendo construído para portadores de necessidades especiais e isso demanda um cuidado maior”, finaliza o professor.

Para o aluno do 6º ciclo, Jairo Oliveira, a faculdade pensou muito bem ao propor este tema neste semestre, pois a cadeira pode ser utilizada por um deficiente, o que engrandece o projeto. “Realizar trabalhos que enfocam a responsabilidade social é muito gratificante.”