Fonte: site Engenharia de Computação e Engenharia Eletrônica

Criado com a expectativa de proporcionar aos estudantes de diferentes cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília uma introdução prática ao mundo da eletrônica, a Faculdade de Engenharia da Unisanta oferece anualmente um curso de extensão básico em Eletrônica, ministrado pela professora Sabrina de Cássia Martinez.

Participam as professoras Raquel Galhardo (do Núcleo de Pesquisa em Eletrônica da instituição) e Fabiane Higa. O curso é supervisionado pelo professor Luís Fernando Pompeo Ferrara, que coordena os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Computação da universidade.

Tendo como público-alvo alunos das  Engenharias Civil, de Petróleo e Gás, de Produção, Elétrica, Mecânica e Química matriculados na Universidade Santa Cecília, o curso visa apresentar, ao longo de 80 horas/aula, conceitos básicos da eletrônica analógica, dimensionamento de componentes e programação de sistemas embarcados.

O curso, oferecido gratuitamente aos estudantes da Universidade, agrega novos conhecimentos à formação dos alunos, dando-lhes a oportunidade de enxergar soluções para diferentes tipos de situações relacionadas às suas áreas de atuação.

“O aluno que se matricula no curso já possui um diferencial, pois está disposto a aprender algo que não está em sua grade curricular convencional. Esta experiência faz o aluno assimilar os conceitos básicos de eletrônica e a importância de se trabalhar em grupo e com áreas diferentes”, explica a professora Sabrina Martinez, responsável pelas aulas.

Com o encerramento da quarta turma do curso foram produzidos e apresentados diversos projetos de conclusão. Confira os temas, as formações e as fotos dos participantes, que aparecem nas imagens acompanhados da professora auxiliar Fabiane Higa.

Grupo I
Controle de uma Grua através de Joystick

Alunos responsáveis
Gabriel Elias de Almeira (Engenharia Mecânica)