Mais de 50 alunos do 5.º semestre de Administração da Universidade Santa Cecília – Unisanta apresentaram, na última terça-feira (31/5), produtos de panificação no pátio do Bloco M da instituição. A atividade “Fábrica de pães – um bom negócio” foi realizada com orientação do professor Fábio Mossini para a disciplina de Empreendedorismo.

Os alunos tiveram que produzir uma receita própria de pão e desenvolver um plano de negócios para a venda do produto, além de apresentar orçamentos, embalagem, marca e filmagens do processo.

Pelo terceiro ano consecutivo, essa atividade é realizada e primeira vez presencialmente na faculdade, onde os alunos se encontraram para fazer a degustação. Durante a pandemia, o trabalho do pão foi executado remotamente com outras turmas.

A culinária pode não combinar muito com Administração quando pensamos no curso, mas, para o prof. Fábio, o projeto tem tudo a ver com a disciplina de Empreendedorismo e é uma chance de os alunos aprenderem. “Procuro sempre ter esse viés de aplicação: de estudar e realizar. O desafio que eu queria que eles realizassem era justamente empreender sozinho”, explica.

Para o docente, o evento foi valioso pela imersão prática e um gigantesco sucesso pelo resultado e também pela a qualidade dos pães e a felicidade que os alunos expressaram em realizar a atividade.

“Foi uma iniciativa louvável de professores e alunos que estão trazendo para a prática os conceitos aprendidos durante as aulas teóricas, fazendo com que haja precificação, planejamento e também o aspecto do marketing com as vendas do produto”, comemora o prof. Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Ciências da Educação e Sociais Aplicadas.

Já para os alunos, a experiência foi enriquecedora. Com o slogan “Você merece comer. E bem.”, Ana Carolina Amador desenvolveu um pão de hambúrguer embrulhado dentro de uma caixa que acompanha sachês e guardanapo. “Muitas vezes vemos um valor na loja e não sabemos como foi calculado, aqui na faculdade temos a experiência de realmente abrir um negócio”.

Honrando as raízes da família, o aluno Gabriel Borges fez pão de água, receita tradicional de Portugal. “Foi um desafio e aprendizado muito bom. Por mais que a gente esteja cozinhando e não pareça algo de Administração, todo processo do orçamento, compra dos produtos, criação das embalagens, é uma gestão”.