A Universidade Santa Cecília (Unisanta) participará da 11ª Semana Estado de Jornalismo, a ser realizada de 18 a 21 de outubro, das 14h às 17h30, na sede do jornal O Estado de S.Paulo, com o tema “Grandes Coberturas; quando o Jornalismo Vira uma Maratona”. Eleições, o caso Lava Jato, o desastre ambiental em Mariana, o drama dos refugiados e a mobilidade urbana são alguns dos temas palestras.

A 11º Semana Estado de Jornalismo é um encontro com alguns dos melhores jornalistas e profissionais de comunicação e uma boa oportunidade para discutir sobre assuntos que se destacaram no noticiário recente.

Entre os palestrantes já confirmados para a Semana Estado, estão Claudia Antunes, coordenadora de relações com a imprensa de Médicos Sem Fronteiras/Brasil;  Tadeu Jungle, diretor de cinema e artista multimídia; Carla Jimenez, editora-chefe do jornal El País;  Letícia Duarte, repórter especial da Zero Hora;  Paulo Henrique Lobato, repórter do jornal Estado de Minas/  Kelli Kadanus, repórter da Gazeta do Povo;  Henrique Krigner, coordenador do portal Meu Município, e Daniel Guth, diretor geral da Ciclocidade.

Do Estadão, participam o editor executivo Alberto Bombig, o editor de esportes do portal, Robson Morelli, a repórter de política Julia Affonso e o repórter de metrópole Bruno Ribeiro.

Estão inscritos os seguintes alunos da Unisanta, que serão orientados pelo coordenador do curso, prof. Robson Bastos:  Vitória Aparecida dos Santos Silva, Marcelo Trindade Lopes, Isabela de M.. Ribeiro, Jhessica Paixão Sousa, Bruna Marina P. da Silva, Pedro Vitor V, Nathália Cristina Affonso, Gabriel Chicani, Paulo Fernando Reis dos Santos, Jackeline Amorim Cunha, Gabriel Mansano Pupo, Camilla Aloi Lopes, Roberta Caprile, Nathalia F. Santos Francisco e Veridiana Augusto dos Santos.

Premiação. Os alunos com inscrição confirmada podem concorrer ao 11º Prêmio Santander Jovem Jornalista, desde que tenham 100% de presença nas palestras durante os quatro dias da Semana Estado. Eles deverão elaborar uma reportagem com o tema que será anunciado no primeiro dia do evento. Os seis finalistas selecionados terão seus textos publicados no portal Estadão e receberão um notebook cada. O primeiro colocado ganhará também uma bolsa de estudos para um semestre letivo na Universidade de Navarra, na Espanha, em 2017. E terá sua matéria publicada na versão impressa do Estadão.