Dispositivo construído por alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que permite gerenciar remotamente cargas em sistema elétrico residencial e comercial, ficou em segundo lugar no concurso Neorama 2015. O sistema de monitoramento supervisiona o consumo de energia ativa das tomadas ou em circuitos alimentadores dos quadros de distribuição de força e luz.

O projeto conta com um equipamento de supervisão do consumo de energia ativa, que possibilita a transmissão dos dados via bluetooth e com um aplicativo desenvolvido para smartphones, que permite a aquisição dos dados, o processamento desses dados e análise do consumo de energia, promovendo a Interface Homem-Máquina.

O equipamento criado pelos alunos chama-se SIGECEL- Sistema de Gerenciamento de Consumo de Energia Elétrica. Integraam a equipe premiada os acadêmicos Erivaldo Carlos da Silva, Ricardo Silva Rocha e Vladimir Lima Júnior, sob a orientação do professor Alexandre Shozo Onuki. O Projeto Neorama é uma iniciativa voltada ao incentivo da cultura empreendedora entre jovens, promovido anualmente pela prefeitura e o Parque Tecnológico de Santos, para premiar estudantes de diversos ciclos.

Edições anteriores

Em 2014, alunos de Engenharia Mecânica e de Produção da Unisanta ficaram em primeiro lugar no Neorama, na categoria ensino superior, com o BanhArt, colchão especial ligado a dois tanques, destinado a dar conforto durante o banho a pacientes acamados, além de e facilitar o trabalho de cuidadores. Um tanque enche o colchão com água na temperatura desejada e, o outro, recebe a água que escoa por um ralo, mantendo a temperatura ideal durante todo o banho. Esse projeto foi desenvolvido por Hiago Moreira, Thaís Bernardi, Eloísa Costa de Sá, Juliana Duarte e Thiago Sanches, sob orientação do professor José Morila.

Em 2013, o primeiro lugar foi atribuído ao trabalho Sensor de Nível para Deficientes Visuais, elaborado por Bruno Fernandes Defeu, Diego Martin Cuesta e Murilo Affonso Prando. O grupo fez um estudo sobre um equipamento que pode ser acoplado a qualquer tipo de recipiente de armazenamento de líquidos, tais como copos e jarras, que detecta o nível de preenchimento de líquido, para deficientes visuais.

O segundo lugar foi para o trabalho Dispositivo para Realizar Massagem Cardíaca, desenvolvido pelos estudantes André Luiz Diegues Marcelino dos Santos, Anselmo Ferreira Costa Delcaro, Guilherme Fontes de Almeida, Marcelo Penco Filho, Odilon Batista Pedroso Filho e Yuri de Matos Villarinhos, orientados pelo Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino.