Professores e alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcam na próxima sexta-feira (18) para a Bahia, onde participarão de mais uma ação do Projeto Rondon. O grupo composto por oito alunos e dois docentes integrará a Operação 2 de Julho, no município de Tanquinho, de 18 de janeiro a 3 de fevereiro.
Na última quarta-feira (16), a equipe realizou a última reunião na Universidade para acertar os detalhes finais da viagem. Os professores da Unisanta, Celso Volpe e Daniel Siquieroli coordenam o grupo durante a operação.
Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto.
História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do País.
A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.