Alunos da Unisanta desenvolvem equipamentos para atendimentos a pacientes com necessidades especiais

339

Os alunos dos cursos de Fisioterapia e de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília desenvolveram um projeto de equipamentos suspensos para melhorar o atendimento a pacientes com necessidades especiais da Clínica de Fisioterapia da Unisanta. Os aparelhos construídos foram um balanço e uma estrutura fixa de gaiola para apoio.

As responsáveis pela idealização do projeto foram Nicoli Nunes e Vitoria Hirata, estudantes de Fisioterapia. Já a execução da estrutura dos equipamentos foi realizada pelos alunos de Engenharia Mecânica Hugo Groppe, Matheus Herminio, João Paulo, Kailani Peixoto e Angela Beatriz, com a ajuda dos técnicos do laboratório de Engenharia Mecânica da Unisanta, Irineu da Penha e Sergio Giangiulio.

O balanço será utilizado para atividade de regulação sensoriomotora e atividades de alcance e equilíbrio, além de ser um importante sistema vestibular associando a recursos proprioceptivos. Já a estrutura da gaiola servirá como apoio para o balanço e contará com diversas outras funções, visto que permite a utilização de vários acessórios que no futuro também serão construídos.

Os aparelhos serão destinados para pacientes com distúrbios neurológicos e têm como objetivo a recuperação cinética funcional em decorrência dos distúrbios que afetam o movimento, alterações sensoriais, vestibulares, motoras e de equilíbrio, sendo realizados treinos de marcha, ortostatismo, fortalecimento e treinos específicos para dinâmica circulatória.

A implementação da gaiola e do balanço na Clínica de Fisioterapia será fundamental no tratamento de pacientes com Síndrome de West, Paralisia Cerebral, atraso no desenvolvimento, pé equino, subluxação de quadril, síndrome de Down e prematuridade.

O Prof. Carlos Alberto Moino, coordenador da Engenharia Mecânica, é o orientador do projeto, e a Prof.ª Raquel Gonçalves, responsável pelo estágio de neuropediatria, é a coorientadora. O Prof. José Luiz Portolez, coordenador de Fisioterapia, foi quem permitiu a construção do equipamento na clínica, com a autorização e o apoio da Dra. Caroline Teixeira, diretora de Saúde da Unisanta.

“O projeto está acrescentando muito nos atendimentos da Clínica, por ser um equipamento de regulação sensorial, lúdico e que auxilia em vários objetivos de tratamento dos nossos alunos, como controle de tronco, equilíbrio, associado a exercícios de alcance, planejamento motor e retificação, aumentando o raciocínio clínico dos estudantes e os ganhos funcionais dos nossos pacientes”, destacou a Prof.ª Raquel Gonçalves.

“É longa a parceria entre a Fisioterapia e a Engenharia Mecânica da Unisanta, tendo inclusive gerado um grupo de pesquisa em tecnologia assistiva junto ao CNPq. Este projeto conta com alunos, professores e técnicos de Engenharia e de Fisioterapia e terá, em fases futuras, o estudo e o desenvolvimento de novos acessórios para um melhor aproveitamento do dispositivo”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Carlos Alberto Moino.

A Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília, expressou sua satisfação durante a entrega do novo equipamento no laboratório de fisioterapia, destacando a importância da interdisciplinaridade entre os alunos de engenharia e fisioterapia: “Esse trabalho científico pode modificar os critérios de reabilitação, promovendo melhores resultados para os pacientes e enriquecendo o profissionalismo dos estudantes envolvidos, preparando-os para desafios futuros no mercado de trabalho”. Na cerimônia, também estiveram presentes os Diretores dos cursos de Engenharia da Unisanta, Antonio de Salles Penteado e Aureo Pasqualeto Figueiredo.