Aluno de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentará trabalho sobre as causas e efeitos do ciclo operacional e arranjo físico no manuseio do carvão

Por Henrique Bueno, colaborador

João Paulo Maraia, aluno de mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta, fará a apresentação final de sua dissertação no dia 10 de dezembro (segunda-feira), às 10h, na Sala 72 do Bloco F da Unisanta.

O tema é “Efeitos da alteração do ciclo operacional e do arranjo físico no manuseio de carvão. Um estudo de caso.” A banca será composta pelos professores doutores Aldo Ramos Santos, Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo e Rubens Carneiro Ulbanere.

O endereço é Rua Dr Cesário da Mota, nº 8, 7°andar, no bairro do Boqueirão em Santos.

Currículo da banca

Aldo Ramos Santos é doutorado em Engenharia Mecânica, na área de conversão de energia, pela Universidade Federal de Itajubá (2007). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1973), especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo pelos cursos de pós-graduação da Petrobras (1974), especialização em Engenharia Mecânica na área de termofluidomecânica, na Escola Federal de Itajubá – EFEI (2000), mestrado em Engenharia Mecânica, na área de conversão de energia, pela Universidade Federal de Itajubá (2001).

Atualmente é professor titular da Universidade Santa Cecilia, lecionando as disciplinas de Química do Petróleo e Processamento Primário de Petróleo no curso de graduação em Engenharia de Petróleo. Atua como pesquisador, orientador de graduandos e mestrandos e revisor de textos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso de graduação, ainda na Universidade Santa Cecília exerce a função de coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia, coordenador da Unidade de Pesquisa, Monitoração, Manejo e Sustentabilidade Ambiental credenciada pela Agência Nacional de Petróleo, coordenador do curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia de Petróleo e Gás Natural.

Leciona nos cursos de mestrado em Engenharia Mecânica, Ecologia e de Auditoria Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo, Petroquímica e Monitoramento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fosfogesso, resíduo industrial, fornos rotativos de produção de clínquer de cimento Portland, coque de petróleo, petróleo pesado, ácido fosfórico, testes de toxicidade em efluentes líquidos industriais, corpos receptores e produtos químicos e biomassas alimentícias.

Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas FCA – Botucatu, São Paulo (1989). É professor Livre-Docente em Administração na Faculdade de Engenharia – FE – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Bauru, São Paulo (1993).