Na última quinta-feira (21), o Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu a visita de uma equipe do projeto Agenda 21, documento que determina a necessidade para que cada país promova uma reflexão global e local sobre a questão ambiental. O objetivo foi o de conhecer o aparelho para produção de Biodiesel a partir de óleos de fritura, tais como o girassol e a soja.
O trabalho foi coordenado pelos professores deEngenharia Química daUnisanta, Dr. Deovaldo de Moraes Júnior e Dr. Luis Renato Bastos Lia e pelo engenheiro químico Max Maia Neto.Segundo Deovaldo, o experimento é composto pelo óleo, que é a matéria-prima para o Biodiesel, álcool e um catalisador (substância que acelera o andamento de uma reação química, mas que não reage com nenhum dos elementos participantes do processo).

Após o álcool e o óleo reagirem, o Biodiesel produzido é separado dos resíduos resultantes do processo, em uma operação chamada Sedimentação. Tanto os resíduos como o combustível são purificados e analisados. Deovaldo lembra que foram quase dois anos no desenvolvimento do projeto, aprimorado após testes e aulas com os cursos de graduação em Engenharia Química da Unisanta.

No desenrolar das pesquisas, cujos focos são os compromissos ambiental, social e econômico, há algumas condições chamadas variáveis para esse trabalho. Algumas delas são a acidez inicial da substância, o tipo e a quantidade utilizada de catalisador e do elemento reagente, a temperatura e o tempo da reação, o tipo e a rotação de impulsores, tipo e quantidade de chicanas, dentre outros padrões técnicos.

O professor lembra também que, “devido a esse crescimento do mercado de petróleo e gás, a produção desse Biodiesel ecologicamente sustentável, passa a ser mais visada e viável. Claro que o trabalho é em pequena escala, mas já é um avanço. Isso evidentemente colabora com a criação de empregos”. Além disso, relembra Deovaldo, uma análise positiva e a participação do projeto na programação da Agenda 21 pode tornar a Universidade referência na produção desse combustível em âmbito regional e mesmo nacional.