Os alunos testarão projetos construídos para as disciplinas, em competições de planadores, corrida de aranhas mecânicas e equipamentos para jogo de basquete e desafios para retirar água das piscinas.

Na manhã desta sexta-feira (7/6), acontecerá a Competição de Planadores no Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que reunirá alunos, de turmas diurnas, das Engenharias Mecânica e de Produção. O objetivo é deixar os planadores o maior tempo possível no ar. Os trabalhos foram desenvolvidos para a disciplina de Mecânica dos Fluidos II.

Já no sábado, 8 de junho, às 10h, na sala D08, será promovida a atividade Sistemas de Bombeamento Manual, da disciplina Sistemas Fluidomecânicos I. Nesta competição, os alunos terão que transportar a água da piscina, utilizando as bombas, para outro local.

Em seguida, às 10h30, os alunos participarão da competição Corrida das Aranhas Mecânicas, na sala D08. A atividade é promovida pela disciplina Sistemas Fluidomecânicos II. Um dos requisitos para esse experimento é que o objeto tenha a aparência de aranha. Além de desenvolver um dispositivo mecânico mesclando movimentos lineares com movimentos rotativos, a Corrida das Aranhas Mecânicas tem por objetivo o trabalho em equipe.

E para finalizar, os alunos irão competir no Basquete Pascal, ás 11h, na sala D08. O exercício é da disciplina Mecânica das Fluidos I e tem como objetivos estudar na prática a teoria de Pascal, conceitos de mecânica de fluídos, elaborar um projeto de robótica com sucata, atuar em equipe e fazer um relatório técnico.

Os equipamentos utilizados nas atividades, como os planadores, as aranhas e os robôs utilizados no Basquete, foram realizados no laboratório INOVFABLAB da Unisanta.