1ª Mostra Integrada de Engenharia traz 75 trabalhos de 6 cursos de Engenharia da Unisanta, dia 9/12

738

O tema é Desafio, Criatividade e Prática. Todos os presentes poderão votar no melhor trabalho, através de um QR Code. Ex-alunos da Instituição também estarão presentes para a escolha do melhor trabalho. Além da votação on-line no dia, a votação poderá ser feita em contas dos alunos no Instagram.

por Julia Moura, estágio acadêmico

A Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília promove a 1ª Mostra Integrada de Engenharia, evento que tem como objetivo o aprendizado dos alunos através de projetos desenvolvidos ao longo de quatro disciplinas. Será no dia 09/12, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (Unisanta).  O tema é Desafio, Criatividade e Prática.

Os alunos do 1º e 2º semestre dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Química e de Produção desenvolveram 75 trabalhos. Estes estarão expostos na Amostra e participarão de uma votação presencial, onde, através de um QR Code, todos os presentes poderão escolher o melhor trabalho.

Além da votação on-line no dia, as equipes também poderão conquistar uma pontuação bônus, já que criaram uma conta no Instagram para cada projeto. O que receber mais likes, ganha os pontos extras.

As disciplinas envolvidas na Mostra e no desenvolvimento dos trabalhos foram Eletrônica Aplicada, Física do Movimento, Introdução à Engenharia Contemporânea e Representação Gráfica para Engenharia Civil.

Em Eletrônica Aplicada, foi desenvolvido no projeto Arduino, que consiste na automatização de uma maquete, utilizando sensores e conceitos de eletrônica básica. As professoras Irene e Kelly foram as responsáveis pela orientação dos 30 trabalhos desenvolvidos nessa disciplina.

Na matéria de Física do Movimento, foram desenvolvidos 20 trabalhos pelos alunos do 2º semestre. Os alunos, de uma forma lúdica, apresentaram os conceitos da matéria, assimilados nas aulas de teoria, desenvolvendo o projeto Ra Tim Bum, orientados pelos professores Nogueira, Valeria, Matheus, Tatiane, Valquiria e Mario Eduardo.

O projeto Hangar teve a orientação das professoras Luciene e Nilene, durante a matéria de Introdução à Engenharia Contemporânea, onde em que alunos do 1º semestre desenvolveram 12 trabalhos que visam proporcionar contato com diversas especialidades de engenharia, logo no 1º ciclo do curso. Os alunos são estimulados ao desenvolvimento das relações interpessoais. Eles também desenvolveram um presente de Natal para as crianças.

“Telhados com mais de 4 águas”

As professoras Claudia, Nilene e o professor Wanderley são os orientadores do projeto Telhado, no qual incentivaram os alunos do 2º semestre a usar a criatividade e a criar telhados com mais de 4 águas, gerando 13 trabalhos. Com as sobras de material, os alunos, pensando na sustentabilidade, fizeram um presente de Natal para os Idosos.   (Os telhados de quatro águas ou mais são aqueles que contam com quatro caídas alongadas para as telhas e são indicados, principalmente, para grandes construções, visando à caída das chuvas, neve etc.).

Todos os trabalhos foram desenvolvidos no InovFabLab – Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Santa Cecília. Os alunos também desenvolveram brinquedos e jogos para idosos que serão doados para instituições filantrópicas.

Ex-alunos serão jurados

No total, foram chamados dez engenheiros formados para analisarem os trabalhos expostos e escolherem os melhores. Nove jurados são ex-alunos da Universidade Santa Cecília.

Os jurados são Walter Lobue dos Santos; Débora Gonçalves; Guilherme Maynart Rodrigues; Eliany Marques; Yuri Storino; Fabiane Higa; Camila Agráz Nogueira; Ricardo Villar Loira Júnior; Ronaldo Nunes e Henrique da Silva.

Walter Lobue dos Santos é engenheiro da Yara Internacional, atua na área de manutenção e projetos. Possui um registro de patente de adaptação para caiaque com leme para deficientes, o qual foi seu tema de TCC na Unisanta.

Débora Gonçalves é engenheira da empresa Núcleo Engenharia, presta serviço na Petrobras como engenheira de suporte técnico aos projetos de automação e soluções que utilizam o PI System da OSIsoft.

Guilherme Maynart Rodrigues é gestor de negócios do Grupo Masstin, tem como uma das funções elaborar plano estratégico de vendas e acompanhar todo o processo de implementação do pós-venda.

Eliany Marques é engenheira eletrônica formada pela Unisanta, além de ter obtido a Medalha Honrosa “Saturnino de Brito” e certificação de “Honra ao Mérito” pelo CREA/SP. Atua como pesquisadora em Eletromagnetismo, Física Quântica e Neurociência.

Yuri Storino é engenheiro eletrônico e docente da Universidade, lecionando na área de engenharia eletrônica e computação. Participa desenvolvendo projetos para a Universidade.

Fabiane Higa é uma profissional engajada em ações de voluntariado. Obteve a Medalha Honrosa “Saturnino de Brito” e certificação de “Honra ao Mérito” pelo CREA/SP, além de premiação remunerada pelo CONIC.

Camila Agráz Nogueira é Sourcing Manager da Scania Brasil, encarregada pela aquisição de peças para veículos de grande porte. Responsável por realizar as negociações de preço e condições de pagamento diretamente como os fornecedores.

Ricardo Villar Loira Júnior é coordenador técnico da Claro, onde trabalha a 15 anos, tem como função atendimento técnico em MDU/ Prédios (Multiple Dwelling Unit) em todas as cidades da Baixada Santista e provê assistência técnica interna na cidade de Santos.

Ronaldo Nunes é engenheiro eletrônico e docente em várias instituições de ensino da baixada santista, entre elas o SENAI Santos.

Henrique da Silva é engenheiro de controle e automação e atuou na empresa Schweitzer Engineering Laboratories (SEL). Formado pela Universidade Federal de Itajubá, tem experiência na área de Proteção e Automação de Subestações, com ênfase em suas lógicas de programação.