O evento reuniu calouros e veteranos em projetos inovadores que integraram tecnologia e design, avaliados e premiados por docentes e egressos da Unisanta.
No dia 3 de dezembro, a Universidade Santa Cecília – Unisanta realizou a 15ª Mostra Integrada de Engenharia, evento que evidenciou a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos dos cursos de Engenharia.
A mostra, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Instituição, envolveu diferentes disciplinas e níveis acadêmicos. Ao final do encontro, houve a premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, avaliados por uma banca composta por professores e ex-alunos da universidade.
Segundo a professora Nilene Janini de Oliveira Seixas, responsável pela atividade, a integração entre gerações é um dos pilares da edição: “Nós temos aqui os egressos e os calouros. Então, é um evento onde nós tentamos chamar os ex-alunos para avaliar”. Ela salientou ainda que a participação dos egressos fortalece a troca de experiências e amplia o olhar dos estudantes sobre a profissão.
Dividido por categorias, foram premiados os projetos que se sobressaíram pela execução e inovação:
Na categoria Rá-Tim-Bum, o primeiro lugar ficou com Super Mario, seguido por China Antiga, Alegoria, Car Crash e Bambu. A categoria é composta por trabalhos realizados por meio da disciplina de Física do Movimento e sob a orientação dos professores Mario Eduardo de Matos, Nelize Maria de Almeida Coelho, Maria Valéria de Souza Barbosa e Luiz Fernando Gonçalves Nogueira.
Os alunos de Engenharia da Computação participaram da categoria Useless Box, desenvolvida na disciplina Programação Aplicada à Eletrônica e orientada pelos professores Luiz Fernando Ferrara e Yuri Storino. A competição, que integrou programação e eletrônica de forma criativa, teve como vencedores Caixão Gótico, Fundo do Mar, Eucalipto, Pânico e Caixão Halloween.
O estudante Pedro Corrêa Marins, que conquistou o primeiro lugar do Useless Box com o projeto Caixão Gótico, contou que o grupo trabalhou sob um cronograma apertado, mas que conseguiu combinar eletrônica e ambientação para criar uma peça interativa. “Foi bem trabalhoso, mas foi bem recompensador, algo que a gente aprendeu logo no começo do curso”, relata.
Ele explica também o uso de um módulo de MP3 e áudios gerados por inteligência artificial, além do cuidado com a decoração interna, que incluía um esqueleto que se levantava sozinho.
Pedro e sua equipe conquistaram ainda o segundo lugar na categoria Rá-Tim-Bum, com o projeto China Antiga, inspirado na dinastia Song e composto por um templo, dragão, efeitos luminosos e trilha sonora tradicional.
O estudante afirma que ser premiado duas vezes foi uma experiência marcante: “Ser reconhecido duplamente foi genuinamente muito bom. Consegui representar bem o meu curso e eu me sinto orgulhoso disso, acredito que todo o meu grupo também esteja bem orgulhoso, e a meta agora é conquistar o primeiro lugar nas próximas categorias”, comenta.
Em o A Casa, categoria pensada para integrar disciplinas de desenho, física e matemática no primeiro semestre do curso, os vencedores foram Consproct, VR² Engenharia e Domitila Construtora, além do destaque em vídeo para Nova Engenharia. Os trabalhos exploraram conceitos iniciais de engenharia e sustentabilidade na disciplina Introdução à Engenharia Contemporânea, ministrada pela professora Nilene Janini de Oliveira Seixas.
A categoria Permeâmetro premiou os projetos Dibametro, Geotech e Japeametro, desenvolvidos por alunos do sexto semestre de Engenharia Civil na disciplina de Mecânica dos Solos II, sob a orientação dos professores André Luís Gomes Paes e Nilene Janini de Oliveira Seixas.
A aluna Victoria Ferreira Lerch, vencedora do primeiro lugar junto ao seu grupo, avaliou o processo como enriquecedor: “Todos os grupos participaram, tiveram seus desenvolvimentos, e é muito legal, porque utilizamos materiais da própria construção civil, como tapumes, mangueiras de nível. É muito legal e gratificante ter um esforço validado”.
Para a docente Nilene, atividades como esta fortalecem a proposta pedagógica do curso, que incentiva a aplicação direta dos conteúdos desde o primeiro semestre. “A cada ano, a gente vem se aperfeiçoando para, a cada semestre, colocar mais projetos aqui”, finaliza.
Confira as fotos:
