carta_de_recomendacao

Ao participar de um processo seletivo, a empresa pode exigir de você uma carta de recomendação. Este documento serve para conhecer melhor sua experiência no emprego anterior e a opinião de terceiros sobre o profissional que está contratando.   

As cartas de recomendação equivalem a um atestado de suas competências e habilidadesassim como sua contribuição como funcionário, durante o tempo em que você atuou numa determinada empresa.  

O objetivo da carta é apresentar suas atividades através da percepção de terceiros, que já conhecem seu potencial, e transmitir credibilidade! A carta pode informar quais funções foram exercidas em grupo, pontos fortes, conhecimentos técnicos e habilidades em ferramentas específicas. 

Você pode solicitar o documento à própria empresa, no departamento de Recursos Humanos, ou diretamente ao seu antigo chefe, coordenador, ou um colega de trabalho que passou um período trabalhando em conjunto. 

É importante lembrar que a pessoa que fizer a carta deve assinar e informar o nome completo, o cargo exercido e informações para contato, como telefone e e-mail. 

E outra informação: uma carta de recomendação é diferente de uma carta de apresentação! Esta é escrita por você mesmo, em primeira pessoa, contando seu perfil profissional, experiências e objetivos.  

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.