Empolgado para começar o curso de Publicidade e Propaganda e dar o melhor de si para se tornar um excelente profissional e, quem sabe, um “Talento Unisanta”? Então, você veio ao lugar certo para começar a trilhar este caminho.

A primeira coisa que todo estudante ou futuro estudante de Publicidade tem que saber é: qual a diferença entre Publicidade, Propaganda e Marketing. O que faz um profissional dessas áreas? Por que o nome do curso é Publicidade e Propaganda se há disciplina de Marketing?

Vamos lá, o Santa explica tudo para você neste artigo do blog! #VemcomoSanta

Para acabar com essas dúvidas, primeiramente você precisa entender que criatividade e facilidade em utilizar as ferramentas da comunicação são cruciais para esses 3 profissionais.

Publicidade:

Publicidade é tornar pública alguma coisa. É despertar no público o desejo de compra. A publicidade tem como objetivo o lucro através da atividade comercial.

Sabe aquele profissional responsável pela criação, produção e conceito da divulgação? Aquele que vai até o cliente, entende a mensagem que ele quer passar, cria um cartaz ou produz um vídeo comercial? Então, esse é o publicitário.

Publicitários são conhecidos por sua criatividade e desenvoltura na comunicação. Eles são responsáveis por criarem campanhas e peças publicitárias e promoverem uma venda diante da boa imagem daquele produto ou serviço para o público em questão.

Propaganda:

A propaganda utiliza estratégias de persuasão para fins ideológicos. Ela visa difundir informações que, geramente, são pagas, induzindo pessoas à aquisição do anunciado. Geralmente apelam para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, motivando as mais diversas ações a partir deles.

A propaganda utiliza de meios como comerciais, revistas e jornais para anunciar determinados produtos ou serviços, chamando a atenção de seus clientes e estimulando-os ao consumo.

Para normatizar os termos entre anunciantes, agências e veículos do País, o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) diz que publicidade e propaganda são a mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.

Na prática, o mercado usa os termos como sinônimos mesmo. Porém, na teoria das faculdades, a diferença essencial é que a publicidade tem a intenção de promover empresas, produtos e serviços, enquanto a propaganda está no campo das causas e ideologias.

O profissional de marketing:

Nada melhor do que definir esta bela profissão com um dos mais renomados autores e profissionais da área: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” – Philip Kotler (Salve esse nome na sua lista de autores preferidos).

Em outras palavras, o Marketing é uma série de estratégias, que têm como principal objetivo vender bens, serviços e comportamentos. Marketing é essecial no processo de compra e está presente em praticamente tudo. Marketing envolve a identificação e a satisfação de necessidades humanas e sociais.

O marketing tem como principais objetivos:

1. Vender;
  2. Fidelizar seus clientes;
  3. Gerenciar uma marca;
  4. Construir boas relações com consumidores e parceiros;
  5. Aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços;
  6. Educar o mercado;
  7. Engajar colaboradores.

A principal diferença entre os 3 termos é: enquanto publicidade e propaganda estão apenas no campo da comunicação, o marketing trabalha não só a comunicação, mas também vendas, administração, negócios, entre outros, todos visando a uma estratégia corporativa.

Aqui, no Santa você pode ser exatamente o profissional que deseja ser! Temos um corpo docente qualificado que o guiará pelas fronteiras da profissão de: publicitário, propagandista ou profissional de marketing. É só escolher com qual dessas áreas você mais se identifica.

Precisa de financiamento estudantil, bolsas ou descontos para cursar a profissão que você quer ter? Acesse: http://unisanta.br/beneficios

Quer conversar e entender um pouco sobre esta profissão? Estamos disponíveis no chat do Facebook: https://www.facebook.com/universidadesantacecilia/inbox

#OrgulhodeserUnisanta

Texto: Marcela Oliveira