Enfermagem – Entenda a importância da profissão

14

A enfermagem é uma das profissões essenciais para o funcionamento dos sistemas de saúde ao redor do mundo. Em reconhecimento à importância desse trabalho, celebra-se anualmente o Dia Internacional do Enfermeiro, destacando a dedicação e a contribuição desses profissionais.

Saiba mais sobre a importância!

Como surgiu o Dia Internacional do Enfermeiro?

Comemorado mundialmente no dia 12 de maio, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro foram criados em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo.

Nascida em 12/05/1820 e apelidada de “A Dama da Lâmpada” por percorrer todas as enfermarias no período da noite com uma lanterna nas mãos, Florence foi pioneira no tratamento a feridos de guerra. Sua obra revolucionária e avançada para a época teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços de saúde em nível mundial.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, data instituída pelo Decreto n.º 2.956, de 10 de agosto de 1938, comemora-se também a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes nomes da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e a brasileira Ana Néri, que se colocou à disposição do exército brasileiro para ir à guerra do Paraguai como auxiliar do corpo de saúde, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

Qual a importância atual da profissão do Enfermeiro?

A profissão do enfermeiro tem um papel essencial na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na reabilitação de pacientes. Com a evolução da medicina e o aumento da expectativa de vida da população, a enfermagem se torna ainda mais relevante. Ela garante um atendimento humanizado e eficiente em diversos contextos, como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde e domicílios.

Durante a pandemia de Covid-19, a importância da enfermagem ficou ainda mais evidente. Enfermeiros estiveram na linha de frente do combate ao vírus, desempenhando um papel fundamental no cuidado aos pacientes, na administração de tratamentos e na educação em saúde para a população.

Além disso, a profissão exige constante atualização e capacitação para lidar com novas tecnologias, protocolos e abordagens terapêuticas. O enfermeiro também exerce um papel fundamental na gestão da saúde. Ele participa ativamente da coordenação de equipes multidisciplinares e da formulação de políticas de saúde pública.

Unisanta

Considerando que a formação profissional deve estar sustentada em uma estruturação básica profissional e sólida e no conhecimento dinâmico conjugado com o treinamento prático, o curso de Enfermagem da Unisanta conta com o Laboratório de Práticas Integradas.

O espaço é estruturado com todos os equipamentos necessários para aprender as questões das disciplinas do curso, além de proporcionar dinâmicas mais próximas da realidade. Leia mais

A Unisanta é referência na Baixada Santista por seu conjunto de cursos da área de Saúde e por suas clínicas, que oferecem atendimento à comunidade. Neste contexto, esta graduação também estimula a prática da responsabilidade social, assim como todos os outros cursos da faculdade, e conta com diversos laboratórios especializados, atualizados regularmente com o que há de mais moderno no mercado.

Para conhecer mais sobre o curso, clique aqui