Dar aulas em colégios e academias não é a única opção para quem se forma em Educação Física. Se ser educador físico for o seu sonho, aqui esclarecemos dúvidas e indicamos o campo em que você poderá atuar.

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Você precisa gostar não só de atividade física, mas também de esporte e bem-estar. Esse profissional organiza e supervisiona programas de exercícios físicos, auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas.

A essência do trabalho de um profissional formado em Educação Física está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área, é fundamental ter paciência e inteligência emocional.

Boa comunicação também é uma característica importante para que o profissional consiga explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados.

Mas o curso não é resumido apenas a matérias esportivas, também envolve disciplinas destinadas à área de biológicas, como anatomia e fisiologia, além de disciplinas de informática, estatística, etc.

Mercado de Trabalho

A Educação Física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Quem opta pela carreira acadêmica encontra um mercado com alto índice de empregabilidade, pois há grande carência de professores para a educação básica.

Outro setor que está em alta e em constante crescimento é o das academias. É cada vez maior a procura por profissionais capacitados a acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos. Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, órgão internacional que congrega clubes de esporte e fitness, entre os anos de 2007 e 2010, o número de academias duplicou no Brasil. Hoje, passam de 17 mil estabelecimentos. Nessas academias e em outras iniciativas de promoção do condicionamento físico, como centros de convivência, estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas se exercitem diariamente.

Para deixar esse cenário ainda mais atraente, outros tipos de atividades vêm se popularizando para o educador físico: empresas o contratam para a criação de programas de qualidade de vida para os funcionários, clínicas e hospitais procuram pelo profissional de Educação Física para tratar do condicionamento físico dos pacientes, e hotéis, resorts e spas precisam dele para dar aulas e atuar na recreação de crianças, jovens e adultos. Além de todas essas oportunidades, o profissional graduado em Educação Física pode optar pela carreira de personal trainer.

Listamos mais algumas áreas de atuação para os educadores físicos:

• Grupos especiais: Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.
  • Performance: Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.
  • Recuperação pós-cirúrgica: Ajudar pacientes de cirurgias plásticas na realização de exercícios adequados para a recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos.
  • Turismo ecológico: Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado. Para lecionar em escolas, é necessário o diploma de licenciatura.

E quanto ganha? O salário varia muito, depende do local de trabalho. O pagamento normalmente é por hora de aula. Em escolas públicas, a média é de R$ 11 por hora, enquanto que nas universidades, a média varia entre R$30 e R$100. No clubes particulares, o salário pode ser de R$1000 a R$3000 por mês.

Confira esse breve vídeo sobre o curso de Educação Física e Esporte da Unisanta

Na Unisanta, o aluno vai encontrar um curso pioneiro, com o que há de mais avançado na área. Foi a primeira Universidade do país a incluir Stand Up Paddle e Surf em sua estrutura curricular.

Os profissionais de Educação Física formados pela Unisanta participam da organização de eventos esportivos de categoria internacional, como o Circuito Mundial de Águas Abertas – Renata Agondi, além de competições na região.

Alunos atletas, além de professores, atuam em Jogos Pan-Americanos, Olímpicos e Paralímpicos, em várias categorias, entre elas: judô e tênis de mesa (técnicos e competidores).

A Unisanta também é conveniada à Fundação Pró-Esporte de Santos, atende atletas de Santos durante os Jogos Abertos e Regionais.

Saiba mais sobre nosso curso