Escolher uma profissão não é uma tarefa nada fácil. Afinal, é uma decisão que vai determinar o rumo que a sua vida irá tomar depois do ensino médio e deve ser feita com muita cautela e pesquisa.

Muitas pessoas já nascem e/ou desenvolvem algum tipo de talento ou gosto por uma área específica, o que deixa essa decisão mais fácil. Já outras não têm a mínima ideia do que fazer e, se você é uma delas, trouxemos neste post 5 dicas para facilitar a escolha da sua futura profissão:

1. Analise quem você é

Procurar entender e descobrir as suas preferências, gostos e valores é fundamental na hora de escolher a profissão que vai ditar o seu futuro. Você é mais comunicativo ou mais introspectivo? Gosta de trabalhar em grupos grandes ou sozinho? Prefere atividades ao ar livre? Tudo pode virar um detalhe importante que vai fazer a diferença na sua escolha.

2. Pesquise, pesquise, pesquise

Faça a lição de casa e pesquise MUITO sobre as profissões disponíveis no mercado. São muitas, com diversas áreas de atuação possíveis, então pesquisar é imprescindível. Procure na Internet, converse com amigos e familiares, entre em grupos relacionados à profissão nas redes sociais. Quanto mais informação, melhor embasada será a sua decisão.

3. Considere seu desempenho na escola

Você se dá melhor em matemática? Tem mais dificuldade em biologia? É importante pensar no seu desempenho nas matérias escolares e analisar em quais você se dá melhor ou não, para guiar sua escolha.

4. Converse com profissionais

Agora que você já tem algumas opções em mente, procure entre conhecidos, amigos e parentes algum profissional da área com quem você possa conversar e tirar suas dúvidas. De repente, até fazer uma visita à empresa em que a pessoa trabalha. Assim, você poderá observar o dia a dia, como são os horários, entre outros detalhes.

5. Faça um teste vocacional

Se você ainda assim estiver na dúvida e não souber o que escolher, pode fazer um teste de carreira ou vocacional. Esses testes ajudam bastante na decisão e podem ser feitos gratuitamente pela Internet. Também existe a opção de fazê-los com a orientação de um profissional, que dá um resultado mais exato.

Decidir o que você vai ser para o resto da sua vida é difícil e pode ser que você não acerte de primeira. É perfeitamente normal! Muitas pessoas decidem mudar de área no auge de suas carreiras. Mas, seguindo todas essas dicas, você tem grandes chances de fazer a opção certa e ser feliz com a profissão que escolher.

Quer mais dicas sobre as profissões e cursos oferecidos pela Unisanta?

Confira os vídeos da 38ª Feira de Profissões realizada em outubro de 2020:

 

Texto: Maína Ferreira