Dicas de Memorização

477

Focar nos estudos pode parecer um desafio, ainda mais quando você estuda on-line. Talvez você receba mensagens no meio do simulado, e, além disso, as redes sociais não param: o Facebook faz você lembrar um evento incrível que está acontecendo, o Instagram mostra uma foto dos seus amigos se divertindo. Fique calmo, que isso acontece com todo mundo. Por isso, separamos algumas dicas de como se concentrar estudando on-line.

 Divida as tarefas em metas realistas

Essa dica não vale só para estudos on-line. Quando você divide uma tarefa e estabelece metas realistas, que respeitam seu ritmo e seus horários, elas ficam mais fáceis de alcançar e servem de estímulo e motivação para as atividades seguintes. Quando a meta é grande demais, é mais difícil de alcançar e isso gera frustração e sensação de improdutividade.

Utilize a técnica Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de concentração que estabelece um tempo de estudo e um tempo de descanso. Por exemplo, utilizando este método, você dedica 25 minutos ao estudo e 5 minutos ao descanso.

Intercale as disciplinas

Estudar muito tempo uma matéria pode enjoar. E assistir apenas às aulas ou fazer apenas os exercícios não são métodos eficazes para o aprendizado. As formas de estudar devem ser complementares e as disciplinas alternadas. No plano de estudos, você encontra as matérias organizadas de uma forma que não canse e intercaladas entre videoaulas e exercícios. Você pode utilizar o método Pomodoro para administrar o tempo gasto em cada disciplina. Assim seu estudo não fica maçante e isso pode ajudar você a se manter concentrado na hora de estudar.

Estude em um local tranquilo e organizado

Um ambiente barulhento causa muita dispersão. Se você estuda em casa, procure um lugar silencioso, de preferência longe da TV. Mantenha sua mesa organizada e separe todos os materiais necessários antes de começar a estudar, assim você não perde tempo procurando canetas e cadernos.

Elimine as distrações

Quando você está estudando on-line, um dos maiores desafios está em manter a concentração nos estudos e não se dispersar nas redes sociais, nos jogos ou nas outras funcionalidades do computador ou celular. Existem maneiras, nos celulares e computadores,  de bloquear as notificações e de liberar só quando você entrar nos minutos de descanso. Experimente desativá-las durante os seus estudos.

Escute músicas para focar nos estudos

Algumas pessoas costumam se concentrar melhor afastando os sons incômodos do ambiente e colocando uma música. Mas cuidado:

não é toda música que serve para isso, e algumas podem até desconcentrar.

Seja saudável

Uma noite de sono é essencial para não dispersar enquanto estuda. Tente ler um livro ou assistir a um episódio da sua série favorita antes de dormir. Assim evita ficar ansioso com os conteúdos que precisam ser estudados no dia seguinte. Deixe um lanchinho por perto enquanto estuda, evitando consumir muitas doses de açúcares e carboidratos. Não exagere no café, nem nos energéticos. Nunca tome remédios estimulantes para focar. Os estudos são importantes, mas sua saúde vem em primeiro lugar.

 Use seu tempo de descanso para descansar

Parece óbvio, mas os momentos de descanso são essenciais para que o cérebro retenha o conhecimento de maneira efetiva. Use os momentos livres entre os estudos para tirar um cochilo, tomar um copo de água, dar uma volta, passar um tempo ao ar livre ou apenas olhar para o teto e relaxar a mente. Ao permanecer na internet, além de não acalmar os olhos, você é bombardeado por notícias e informações, o que não deixa o cérebro descansar propriamente.

Se recompense

A cada hora de estudo, dê uma olhadinha de 15 minutos nas redes sociais; terminou aquele simulado longo? Que tal uma pausa para o Instagram ou um episódio do seu seriado favorito. As recompensas ajudam você a não se sobrecarregar, mantendo o cérebro produtivo por mais tempo. Mas cuidado: recompensas demais também podem distrair e desviar você do foco nos estudos.

Mantenha-se motivado

Tenha sempre em mente os motivos dos seus estudos: é passar no Enem? Conseguir uma vaga no emprego com que você sempre sonhou? Aumentar seu conhecimento? Leve sempre em consideração o porquê de tanta dedicação, pois pensar sempre na recompensa pelo esforço ajuda a manter o interesse até em momentos de grandes dificuldades.

Texto: Tayla Lorrane