No dia 12 de agosto, é comemorado o Dia Nacional das Artes. A data destaca as mais diversas formas que a arte pode aparecer no nosso cotidiano, como circo, dança, teatro, música, artes visuais e artes integradas.
Venha saber mais.
Como surgiu o Dia Nacional das Artes?
A data foi instituída a partir do decreto de lei n.º 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei n.º 6.533, de 24 de maio de 1978. Elas regulamentam a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que estão inseridas no trabalho artístico.
Escolheram a data por conta da fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, em 1816, hoje a Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atualmente, a Fundação Nacional de Artes – Funart, é a única instituição federal responsável por formular e desenvolver políticas de incentivo e difusão das artes no Brasil.
Qual a importância do Dia Nacional das Artes?
Os artistas criam, interpretam e executam obras de caráter cultural, promovendo e valorizando as diferentes manifestações artísticas e culturais. Eles reforçam a importância da arte na formação cultural e na identidade do povo brasileiro.
Além do Decreto n.º 82.385 e da Lei n.º 6.533, surgiram outros dispositivos legais de fomento à cultura. Entre eles, está a Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. Criada em 1991, incentiva a sociedade a investir no desenvolvimento e na difusão da cultura nacional e democratiza o acesso à arte.
Vale ressaltar também que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) destaca a arte e a cultura como direitos humanos fundamentais. Segundo o artigo 27, “toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”.
Complexo Santa Cecília
O Complexo Santa Cecília sempre busca incentivar as demais formas de artes através de todos os níveis da educação. Neste ano, o Grupo Teatral Santa Cecília recebeu menção honrosa pela relevância do tema e indicações de melhor iluminação e cenografia no Festival de Cenas Teatrais – Fescete, com o espetáculo “Vozes Silenciadas”.
Em 2023, o grupo foi destaque no Fescete conquistando o prêmio de Melhor Produção, além de uma indicação na categoria Sonoplastia. Os estudantes apresentaram a peça “Um Sonho Nasceu”, como parte da categoria Estudantil B.
Além disso, os cursos do ensino superior da Universidade Santa Cecília, como design gráfico, marketing e até mesmo jornalismo, são grandes fomentadores das artes através das disciplinas e produções dos alunos. Veja mais aqui.