O Dia do Programador é uma data celebrada globalmente no dia 12 de setembro, em homenagem aos profissionais que desempenham um papel crucial no desenvolvimento tecnológico.
Conheça mais.
Como surgiu o Dia do Programador?
A data teve origem na Rússia, no ano de 2002, quando Valentin Balt, funcionário de uma empresa de webdesign, coletou assinaturas entre os seus colegas de trabalho, pensando na criação da data em homenagem aos programadores.
Sua ideia era reunir o maior número de assinaturas e encaminhá-las ao governo, para ter o reconhecimento. Mas foi apenas em 2009 que a data foi homologada pelo então presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev.
Hoje, o Dia do Programador é celebrado globalmente, tornando-se uma data significativa para a comunidade de tecnologia em diversos países ao redor do mundo.
Mas, além disso, a escolha dessa data tem explicação tecnológica também. Trata-se do 256.º dia do ano, fazendo alusão ao número 2 elevado à 8.ª potência, ou seja, 2^8 = 256, que é um número importante na programação binária.
Esse é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, por isso é um número muito conhecido entre os programadores. Outra curiosidade é que a data é conhecida como Dia do Código Invertido, uma referência ao fato de que a maioria dos programadores escrevem códigos que são lidos da esquerda para a direita, mas que também podem ser lidos de trás para frente, invertendo sua ordem.
Qual a importância do programador?
Os programadores desempenham um papel fundamental em diversas áreas, sendo responsáveis por criar e manter os sistemas funcionando. Isso se aplica desde aplicativos até sistemas complexos, de forma que trabalhem com uma combinação de lógica, matemática e criatividade.
Leia mais: Sistema de Informação e ADS promovem projetos de gamificação com o tema Baixada Santista
Manter-se atualizado com novas tecnologias e linguagens de programação é crucial nessa área, pois o mercado de trabalho valoriza cada vez mais essas competências. Suas funções estão no campo da Tecnologia da Informação, onde são responsáveis por escrever códigos e criar roteiros em diferentes linguagens de programação.
Qual a diferença entre programador e desenvolvedor?
O programador se concentra diretamente na escrita de códigos em uma ou mais linguagens, enquanto o desenvolvedor está envolvido em todo o ciclo de vida do projeto, desde a concepção de ideias até a implementação de soluções para resolver problemas específicos.
Este especialista em tecnologia pode atuar em diferentes frentes:
- Front-end: Envolve a parte da programação que interage diretamente com o usuário, como a interface de uma página web.
- Back-end: Focado nos bastidores da aplicação, define como o programa deve funcionar internamente.
- Full stack: Tem domínio tanto o front-end quanto o back-end.
- Mobile: Especializado na criação de aplicativos para dispositivos móveis.