O Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, é uma data que reconhece a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social

O Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, é uma data que reconhece a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social. Responsável pela transformação de matérias-primas em produtos e bens de consumo, a indústria abrange diversas áreas, como alimentação, metalurgia, eletroeletrônica e automotiva.

Entenda a importância.

Como surgiu o Dia da Indústria?

Homenageando Roberto Simonsen, patrono da indústria nacional, instituíram a data após seu falecimento em 25 de maio de 1948. Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele também presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contribuindo significativamente para o avanço do setor industrial no Brasil.

O Brasil começou a se industrializar durante o governo de Getúlio Vargas, mas foi com Juscelino Kubitschek que as indústrias estrangeiras passaram a se instalar no país, impulsionando o crescimento econômico.

Qual é a importância do Dia da Indústria?

A indústria desempenha um papel essencial na economia, gerando empregos, renda e progresso tecnológico. Ela absorve mão de obra qualificada, como os técnicos industriais, que são indispensáveis ao setor produtivo brasileiro. Além disso, está profundamente integrada às sociedades globais, sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico.

A celebração do Dia da Indústria reforça a relevância desse setor para o progresso do país e homenageia os profissionais que impulsionam sua evolução.

Destaques na Unisanta

A Universidade Santa Cecília (Unisanta), mais uma vez, é reconhecida como uma das principais instituições de ensino superior da Baixada Santista, com seis de seus cursos avaliados como os melhores de Santos, de acordo com o Guia da Faculdade 2024, realizado em parceria com a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Entre os cursos que foram destaque estão: Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Odontologia.

Além de conquistar essas certificações pela qualidade, a Unisanta se consolida como a “Instituição com mais cursos estrelados da área de Engenharia”, segundo a mesma avaliação, o que reflete sua excelência no ensino e infraestrutura completa, preparada para atender às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, formando profissionais altamente qualificados.

Saiba mais aqui