A Engenharia é uma das áreas mais tradicionais no mercado de trabalho e também nas instituições de ensino. Além disso, o profissional exerce um papel essencial na sociedade por criar e desenvolver soluções práticas necessárias em diversos segmentos.

O mercado de trabalho é muito promissor e encontra-se cada vez mais forte com o surgimento de novas tecnologias, portanto não faltarão oportunidades para futuros engenheiros!

Por atender tantos ramos, desde a construção civil até processos químicos, foram criadas diversas graduações em Engenharia que focam em segmentos específicos para quem é interessado na carreira. E mesmo com cursos diferentes, as grades curriculares no geral abordam muitas disciplinas da área de Exatas, como cálculo, física, química.

Se você está com dúvidas e ainda não decidiu qual especialização seguir, este post foi criado com o objetivo de apresentar as principais áreas de atuação presentes no mercado de trabalho!

Engenharia Eletrônica: possui conhecimentos específicos no projeto e desenvolvimento de componentes e sistemas eletrônicos e também no estudo e especificação dos materiais, integrando-os nos equipamentos de alta performance tecnológica para utilização nas mais diversas áreas. É o profissional preparado para atuar nas áreas de automação industrial, telecomunicações, desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, projeto e operação de sensores e atuadores industriais, controle e gerenciamento de processos industriais, pesquisa e implementação de sistemas utilizando energias renováveis, entre outras.

Engenharia de Produção: faz uma importante ligação entre as áreas técnicas e administrativas de uma organização, planejando atividades que utilizam recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.

Sua atuação é presente em diversas áreas da Engenharia, empresas portuárias e de logística, de tecnologia de informação e afins. Também se estende às ações que envolvem movimentação de pessoas, materiais ou equipamentos, como as transportadoras, traçando rotas mais eficientes e roteiros de transporte, sistemas de supervisão e controle da segurança de pessoas e bens. Adicionalmente, é requisitado por instituições da área financeira, como bancos, seguradoras e similares.

Engenharia Elétrica: é responsável por projetar, planejar e fiscalizar a execução, operação e manutenção de redes elétricas, máquinas e equipamentos elétricos de potência. Também trabalha na proteção e controle desses sistemas. Pode atuar em empresas de tecnologias, concessionárias de energia elétrica, institutos de pesquisa.

Engenharia Civil: trabalha diretamente em projetos e obras nas áreas de construção civil: residencial, industrial, escolas, hospitais, hotéis, estruturas, transportes, hidráulica, saneamento básico, portos, rodovias, ferrovias e metropolitano, aeroportos, hidrovias, construção de túneis e pontes, transportes e solos, entre outros. Além disso, o profissional emite laudos técnicos e faz orçamentos.

Engenharia Mecânica: é indispensável nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica e usinas. Projeta máquinas e equipamentos nas indústrias automotivas, desde a concepção ao controle de qualidade dos veículos produzidos.

Pode atuar na produção e manutenção, em vendas técnicas, no controle da qualidade, em pesquisa e desenvolvimento, em áreas administrativas, entre outros campos de atuação.

Engenharia Química: trata dos processos produtivos que utilizam modificações físico-químicas das matérias-primas, principalmente em indústrias química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos. É o responsável também pelo tratamento da água que chega até as casas e pela disposição dos efluentes de forma a não prejudicar o ambiente.

Alguns exemplos destes processos presentes no seu trabalho são: fabricação de papel, tinta, alumínio, plástico, cimento, vidro, fertilizante, cerveja, leite condensado, antibiótico, vitamina, perfumes, detergentes, refinarias de petróleo para produção de gás de cozinha, preparação de fertilizantes, tintas, produção de combustíveis, entre outros.

Engenharia de Computação: possui conhecimentos e habilidades específicos no desenvolvimento e na aplicação de sistemas informatizados, como estudo e especificação dos materiais, gestão de TI, software e hardware, integrando-os nos equipamentos e serviços para os fins desejados.

O profissional pode atuar em aplicações de sistemas de telecomunicações, automação elétrica (robótica), gerenciamento de processos industriais, arquitetura de computadores, integração entre hardware e software e afins.

É importante ressaltar que a preparação durante a graduação é essencial para uma boa colocação no mercado de trabalho! Ao longo de mais de cinco décadas de ensino de Engenharia, a Unisanta já formou milhares de profissionais nas áreas apresentadas, que ocupam posições de destaque em grandes empresas no Brasil e no exterior. A formação diferenciada também tem conduzido nossos formandos às primeiras colocações em concorridos concursos públicos.

Na Unisanta, os alunos têm aulas práticas desde o 1.º ano, seguindo um projeto pedagógico elaborado para sincronizar os desafios aos conhecimentos que vão sendo consolidados. Além disso, em algumas dessas aulas são desenvolvidos projetos multidisciplinares em grupo de alunos de várias modalidades de Engenharia.

Os estudantes também utilizam os Laboratórios espalhados pelo campus, que contam com a mais moderna infraestrutura.

Ficou interessado? Então, não perca a chance de garantir a melhor graduação para o seu futuro profissional e faça já sua inscrição para o Vestibular através do site: https://vestibular.unisanta.br/presencial.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.