O professor cartunista Osvaldo da Costa, do curso de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ministra a oficina Universo das Cores – Cor Luz e Cor Pigmento, de 18/10 a 06/12, aos domingos, às 16h30, no SESC Santos.
A atividade abordará questões relativas à teoria das cores pigmento e das cores luz (pintura com tinta e digital). Serão realizados exercícios com escala tonal de cinzas; escala cromática com as três cores primárias, com as cores secundárias, pintura digital com cores do sistema RGB e CMKY.Informações:www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=159347
Currículo – Da Costa, como é conhecido, foi premiado em vários concursos, tanto nacionais quanto internacionais. Um deles foi o segundo lugar na 9º edição do evento Porto Cartoon – World Festival, em Portugal, com o tema que abordou a globalização.
Classificando o cartum como “uma linguagem universal que não precisa de legendas, Da Costa expôs recentemente em Cuba, na Bienal Internacional del Dedeté 2008, com o tema “Dê uma chance ao planeta” e na II Mostra D`Humor Gràfic La Terra En Perill, na Espanha.
Em janeiro do ano passado, teve dois trabalhos selecionados na exposição do 1º Salão Internacional de Humor Ecológico de Campos, no Rio de Janeiro, promovido pela Prefeitura Municipal de Campos de Goytacazes e pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Além das exposições o cartunista também teve trabalhos publicados em O Pasquim, O Pasquim 21, Revista Bundas, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo e outros.
Entre a lista de premiações de Da Costa estão o Salão Carioca de Humor, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, Festival Internacional de Humor Gráfico e Historieta de la Pasión Riverplatense e Concurso Nacional de Charges da Baixada Santista.
Alguns trabalhos do professor da Unisanta podem ser encontrados no site Brazil Cartoon (www.brazilcartoon.com), um dos maiores sobre o tema, no País.