A Universidade Santa Cecília (Unisanta) constrói uma ponte formada por cultura e gravuras, entre o Brasil e Japão. Para consolidar esse elo, a instituição trouxe os artistas japoneses Kusunoki Takafumi e Nakajima Hiroshi e a brasileira Regina Higa, ex-aluna do curso de Artes da Unisanta. Eles estarão expondo seus trabalhos na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Av. Bartolomeu de Gusmão, 15. A inauguração será no dia 11 de dezembro, às 20h e a exposição estará aberta ao público até 11 de janeiro.
Um grande mestre e dois artistas-Uma ponte Brasil-Japão traz aproximadamente cem obras. A metade de autoria do Mestre Takafumi, num momento muito especial de sua brilhante trajetória, em que cumpre 80 anos de idade.

Dentre os trabalhos presentes, o evento trará um espaço especial destinado ao Mangá. Nele, Takafumi apresenta 20 obras. As gravuras refletem sua sensibilidade artística com múltiplos elementos culturais. Inspirado na novela cavaleiresca de Dom Quixote de La Mancha, ele retrata a sólida e refinada cultura japonesa, samurais, guerreiros chineses e cavaleiros europeus.

Encontro – Essa ponte entre o Brasil e o Japão se intensificou ao longo das comemorações dos 100 de Imigração Japonesa, em junho de 2008. Em virtude do lançamento do livro infanto-juvenil O Segredo da Longa Vida, da escritora e presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, a artista Regina Higa apresentou o mestre Takafumi à Universidade.

Em um encontro na presidência da Unisanta, o mestre japonês fez um desenho em gravura, que ilustrou a contracapa da obra de Lúcia. A partir desse intercâmbio de culturas, a Unisanta e o Japão tornaram-se parceiros e difusores das culturas brasileira e japonesa.