O projeto Suíte dos Avós, ambiente desenvolvido por professores de Arquitetura e Urbanismo, de Design de Interiores e da Gerontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ficou entre os dez ambientes mais votados na mostra SantosArquidecor 2008. A pesquisa foi realizada entre os visitantes, na saída do evento. O trabalho concorreu com mais 63 ambientes.

O evento, mais conhecido como Casa Natal, foi realizado em 1º de setembro a 12 de outubro, na Avenida Cel. Joaquim Montenegro, 117, canal 6, em Santos.

Projetado pelos arquitetos e professores, Nelson Gonçalves Lima Jr., Aguinaldo Secco Jr. e Maria Valéria Lopes e pela Tecnóloga em Gerontologia Cristina Camargo de Almeida, a Suíte dos Avós é um dos ambientes que foram expostos na mostra de arquitetura de interiores, decoração e paisagismo.

De acordo com Cristina, o projeto é uma continuidade do que foi exposto pela Unisanta na SantosArquidecor 2007. “A Suíte dos Avós era o único espaço da mostra todo planejado dentro das normas técnicas de acessibilidade da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) NBR 9050, como por exemplo, altura do vaso, largura da porta, piso antiderrapante, barras de apoio, móveis arredondados, entre outros”.

Ainda segundo a gerontóloga, “preservar o direito de ir e vir dos idosos com segurança é um dever de todos nós profissionais multiplicadores desses conhecimentos”.

O ambiente foi delineado para promover a independência de qualquer indivíduo, proporcionando uma melhor qualidade de vida. “Tudo foi minuciosamente elaborado, sem deixar de lado itens como elegância”, conclui o coordenador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, Nelson Gonçalves Lima Jr.

Outros ambientes – Alunos e ex-alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial e Artes Plásticas da Unisanta projetaram e montaram diversos ambientes da SantosArquidecor – Casa Natal 2008. Leonardo Nardella, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisanta, idealizou a Varanda dos Quartos, com a também arquiteta Leda Nardella.

O projeto do Quarto do Menino foi desenvolvido pela estudante do 4º ano de Arquitetura, Lúcia Navajas. Formada em Artes Plásticas, Desenho Industrial e Arquitetura pela Unisanta, Regina Arruda foi responsável pela Sala da Família, com Rita Carrasco e Ronaldo Nicastro. O ex-aluno de Desenho Industrial e estudante do 4º ano de Arquitetura, Marcelo Couto, projetou a Cozinha e a Galeria dos Quartos.

O espaço Vestíbulo contou com a participação de Iara Migotto. Aloysio Félix, formado pela Arquitetura Unisanta foi o responsável pelo Quarto da Moça, com Kity Achuilles. A Livraria é da ex-aluna Carina Fontes. Outra ex-aluna, Andréa Damia projetou a Adega, com Alessandra Santos. A arquiteta Renata Rosa Mello, formada pela Unisanta, desenvolveu o espaço Aromas & Segredos e Lupinacci, com Patrícia Salgosa. Ex-aluno de Educação Artística, Jadir Bataglia confeccionou esculturas e participou de vários ambientes.