Acessórios em pele de peixe; tapetes com fibra de “pet”; colchão com fibra de bambu; detalhes em tecido de algodão confeccionados por uma ONG que apoia mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social. Esses são alguns diferenciais da suíte ecológica preparada por professores e estudantes dos cursos Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que serão apresentados na MOSTRA LITORAL de Arquitetura, Decoração, Paisagismo e Artes, de 22 a 26 de julho, no Mendes Convention Center.
A suíte apresentará ainda: móveis com material certificado; TV e iluminação prevendo baixo consumo de energia; tintas ecológicas; revestimentos com material reciclado e fibras naturais, louças e metais sanitários que visam à economia de água, entre outros itens.
“No projeto da Unisanta, a prioridade, mais do que uma simples criação de bom gosto, foi demonstrar como o processo de tomada de decisão na área de arquitetura e design de interiores pode contribuir para um mundo melhor, mais equilibrado”, afirma o prof. Luiz Nunes, da Faculdade de Arquitetura da Unisanta, que orientou o trabalho, ao lado da profª. Cristina Ribas.
“O perfil do usuário da suíte foi definido como de um casal jovem, despojado, que prioriza a qualidade de vida. O ambiente retrata essa postura com o uso mobiliário com fabricação politicamente correta”, explica o professor. Os futuros arquitetos e designers tiveram a oportunidade de pesquisar na área de sustentabilidade e buscar no mercado os melhores produtos e soluções para o trabalho desenvolvido.
Participam os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da Unisanta; Anna Zacchi, Cléa Araújo, Daniela Marques, Giovanni Vieira, José Wladimir Mello, Layla Miranda, Maria Luiza Dória, Mariane Zaqueo e Vanina Garisto

A MOSTRA LITORAL é um evento simultâneo à DECORA SANTOS Home & Cia, uma Feira de Negócios dentro do pavilhão do Mendes Convention Center. Os dois eventos utilizam dois imóveis “com materiais de altíssima qualidade onde todos os ambientes são planejados por profissionais de arquitetura, decoração, paisagismo e artes em geral da região da Baixada Santista”.