Encerrando a programação do 52º FESTA, o Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta), um dos grupos de teatro mais antigos da cidade, traz à cena neste domingo, dia 12/09, os resultados desenvolvidos para o seu mais novo trabalho investigativo, Olhos de Fazer Morder. O trabalho foca “de maneira caleidoscópica a vida e obra da ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu”, que neste ano estaria comemorando 100 anos de nascimento. O evento será realizado às 21h, no Teatro Guarani, Praça dos Andradas, nº 6.

O espetáculo, que teve sua estréia em meados de agosto, ou primeira audição, como prefere nomear o diretor Gilson de Melo Barros, que responde também pela criação do texto, vem sendo desenvolvido desde novembro de 2009, passando por vários processos criativos e momentos de interação com platéias distintas para avaliação destas fases da criação.

Entre estes, a participação do grupo no XIV FESCET (Festival de Cenas do TESCOM), de onde saiu vencedor como a Melhor Cena apresentada (categoria adulto), sendo premiado ainda na categoria Texto Original, para Gilson de Melo Barros. Neste mesmo festival o grupo foi ainda indicado nas categorias Melhor Atriz (Katia Baliano e Sarah Antunes), Melhor Cenografia e Melhor Iluminação (Gilson de Melo Barros). Participou ainda, recentemente, do II Festival de Teatro do Sindicato dos Metalúrgicos, alcançando bons resultados de público e crítica.

Numa narrativa pontuada pelo conceito pós-dramático, Olhos de Fazer Morder traça um perfil de Pagu numa permanente corda bamba, na visão de Gilson de Melo Barros: “entre a militância política e os seus afazeres de mãe (distâncias de fazer doer), entre a ativista renitente e a jornalista obstinada, a musa inconteste e a suicida compulsiva, a artista incansável e a presidiária torturada nos calabouços da ditadura Vargas”. São ainda pontuadas algumas de suas passagens por Santos, terra que tanto amou e onde veio a falecer, e de maneira abissal o seu imenso amor pelas questões gerais do equilíbrio social do mundo.

O espetáculo, recomendado para maiores de 12 anos, traz em seu elenco, desmembrando-se em vários personagens, fases da vida de Pagu interpretada pelos seguintes atores: Katia Baliano, Déia Oliveira, Marcelo Duarte, Sarah Antunes, Márcia Marques e Bianca Soffredini, contando ainda com Alexandre Rosa na operação de som e Simone Soffredini na documentação fotográfica. Entrada franca.