Prestes a comemorar 25 anos fundeado na UNISANTA, e 45 da sua criação, o TEP (Teatro Experimental de Pesquisas), um dos grupos mais antigos da região, apresenta seu mais novo trabalho, “A Carta – Um Melodrama Cubista”, dentro da programação do I Festival Nacional de Teatro da Praia Grande – o Festicidade.

A mostra, competitiva, que acontece entre os dias 19 e 25 de outubro, organizada pelo grupo Teatro Genoma (PG), com apoio da Prefeitura local, reunirá em vários espaços da cidade grupos vindos de diversos estados brasileiros.

O grupo TEP-Unisanta apresenta-se no dia 24, às 20 horas, no Teatro da Cidade da Criança (R. Adriano Dias dos Santos, 200 – Cidade da Criança / Praia Grande), com entrada livre.

O espetáculo, escrito e dirigido por Gilson de Melo Barros, professor da Unisanta, conta fatos inusitados que acontecem em um lugar imaginário,  chamado Tiritomba, onde vive uma família (totalmente disfuncional),  que será arrebatada por acontecimentos nada pueris. Todos escondem uma verdade particular – terrível. Surpresas e reviravoltas marcarão os seus destinos, deixando ao público o veredicto final e a aproximação da cena com as nossas realidades particulares, explica Melo Barros.

A CARTA, ainda em processo criativo, vem de uma longa e contínua investigação sobre o fazer teatral. Teve seu início dos seus trabalhos em meados de 2012 e, periodicamente, experimenta seus resultados em festivais que permitem (dada a sua dimensão) sua participação. Assim aconteceu no XVII FESCETE (Julho de 2013), onde o trabalho foi premiado como melhor cena, entre os quatro outros prêmios obtidos (Direção, Cenografia, Sonoplastia e Texto Original). Destaque também para sua participação no V Festival de Teatro do TEMETAL (Teatro dos Metalúrgicos – Santos) no último agosto.

Para a construção do espetáculo e desenvolvimento estético da encenação, o grupo adota uma postura cubista como seu referencial.  Conforme Gilson Melo Barros,  tanto as cenas como as atuações mostram  “um condicionamento fracionado em cacos a se embaralhar na memória e a se recompor na individualidade das suas interpretação”, ao que o diretor distingue como “comportamento pós-humano”.

O grupo, em sua formação atual, é composto por alunos e ex alunos de diversos cursos da Unisanta, e conta ainda com a participação mais que especial de antigos integrantes do TEP para a organização e desenvolvimento de ações determinantes para o aprimoramentos de conteúdos específicos da montagem. Fabíola Nascimento responde pela preparação dos atores e assistência de direção, assim como  Ernani Sequinel coordena os trabalhos de preparação corporal e incorporação das máscaras do Melodrama. Da mesma forma, Rose Magalhães direciona as ações dos acabamentos imagéticos da montagem em delicado desenho de maquiagem. Outro veterano é Alexandre Rosa, na operação da sonoplastia.

Os atores : Tallyta Nogueira, Gigi Fernandes, Bárbara Braw, Débora Araujo e Renato Ligório se desdobram em cena , “mediante sistema coringa de interpretação, em vários personagens, conforme as cenas os vão solicitando”, afirma Melo Barros. .

O espetáculo ainda não tem data fixa para sua estreia, mas o diretor acredita que até o início do próximo ano possa mostrá-lo em sua íntegra, dando início com ele às comemorações pelos 45 anos do grupo, quando também será lançado um livro sobre os bastidores do espetáculo montados pelo grupo ao largo deste tempo.