O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP/Unisanta), um dos grupos de teatro mais antigos da cidade, vem à cena, nestes próximos dias, em dois festivais competitivos da Região.

Neste sábado, dia 30 de outubro, às 19h30, o grupo da Unisanta participará do FESCATRE, Festival de Cenas Casa 3 de Artes, com a apresentação de três cenas concomitantes, do seu atual trabalho, Olhos de Fazer Morder.

O Festival acontece até 2 de novembro, no Teatro Procópio Ferreira, Av. D. Pedro I, nº 350, Guarujá. O objetivo principal da mostra é alimentar o movimento cultural da nossa região e provocar a troca de experiências entre os artistas participantes, além de fazer com que estes grupos possam, através de pesquisa cênica, desenvolver um trabalho de enriquecimento cultural e artístico.

Outras informações e acompanhamento da programação: www.casa3artes.blogspot.com

Cubatão – No dia 11 de novembro, o TEP apresentará, durante o XIII FESTAC – Cubatão, a mesma peça no Teatro do Kaos, Praça Cel. Joaquim Montenegro, nº 34 (Largo do Sapo, Cubatão), a partir das 20 horas. O XIII FESTAC – Cubatão, promovido pela Secretaria de Cultura local, acontece entre os dias 1º e 15 de novembro.

Participarão grupos não somente da Região, mas também de outras localidades do Estado. Este ano o diferencial é a premiação em dinheiro para os melhores trabalhos e a realização de oficinas de teatro.
Programação e outras informações: Comissão do FESTAC – Secretaria de Cultura (13) 33620852 / Lucia Olivier (13) 91637130 / Juliana Souza (13) 91074543.

OLHOS DE FAZER MORDER

O espetáculo Olhos de Fazer Morder, que teve sua estreia em meados de agosto, ou primeira audição, como prefere nomear o diretor Gilson de Melo Barros, que responde também pela criação do texto, vem sendo desenvolvido desde novembro de 2009, passando por vários processos criativos e momentos de interação com plateias distintas para avaliação destas fases da criação.

Entre estes, a participação do grupo no XIV FESCET (Festival de Cenas do TESCOM), de onde saiu vencedor como Melhor Cena apresentada (categoria adulto), sendo premiado ainda na categoria Texto Original, com Gilson de Melo Barros. Neste mesmo festival, o grupo foi ainda indicado nas categorias Melhor Atriz (Katia Baliano e Sarah Antunes), Melhor Cenografia e Melhor Iluminação (Gilson de Melo Barros). Participou ainda, recentemente, do II Festival de Teatro do Sindicato dos Metalúrgicos, alcançando bons resultados de público e crítica.

Numa narrativa pontuada pelo conceito pós-dramático, Olhos de Fazer Morder traça um perfil de Pagu numa permanente corda bamba, a equilibrar-se entre a militância política e os seus afazeres de mãe (distâncias de fazer doer), entre a ativista renitente e a jornalista obstinada, a musa inconteste e a suicida compulsiva, a artista incansável e a presidiária torturada nos calabouços da ditadura Vargas. São ainda pontuadas algumas de suas passagens por Santos, terra que tanto amou e onde veio a falecer, e de maneira abissal o seu imenso amor pelas questões gerais do equilíbrio social do mundo.

O espetáculo, recomendado para maiores de 12 anos, traz em seu elenco, desmembrando-se em vários personagens, fases da vida de Pagu, os seguintes atores: Katia Baliano, Déia Oliveira, Marcelo Duarte, Sarah Antunes, Márcia Marques e Bianca Soffredini, contando ainda com Alexandre Rosa na operação de som e Simone Soffredini na documentação fotográfica.