O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da Unisanta, participa, neste domingo, a partir das 21 horas, da 13ª edição do FESCETE com dois fragmentos do espetáculo que o grupo vem desenvolvendo desde fevereiro, OS AFLUENTES DA ROSA E DOS VENTOS.

Ao todo serão levadas ao palco do Teatro Municipal Brás Cubas 68 cenas, divididas por categorias: infantil, estudantil, monólogo e adulto, além de palestras e oficinas que acontecerão ao longo dos quase 15 dias que dura o festival, de 19 de junho a 2 de julho, quando serão conhecidos os vencedores de cada categoria. O TEP participa com as duas cenas na categoria Adulto.

As cenas que serão apresentadas pelo TEP investigam formas e maneiras do Teatro de Animação, desenvolvendo-se a partir da manipulação de luzes, retroprojeção, teatro de sombras e manipulação de objetos inanimados.

A primeira cena a ser apresentada, O AFLUENTE DOS VENTOS, aborda a perplexidade de Ícaro, que, após cair ao mar, questiona os rumos dados à sua existência e busca resposta para questionamentos básicos para a humanidade: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?.

A segunda cena, OS AFLUENTES DA ROSA, que encerrará a noite, busca, através da reconstituição de imagens arquetípicas, restaurar a memória de Ícaro e responder aos seus questionamentos.

Os textos incidentais e roteiro para encenação foram desenvolvidos por Gilson de Melo Barros, que também responde, ao lado de Emanuella Alves, pela direção do espetáculo. Fazem parte do elenco dos dois espetáculos a própria Emanuella Alves, Ernani Sequinel, Daniel Meirelis, Noêmia Matarazzo, Natan Brith, Rosemeire Novais, Poliana Dedini, Sheiila Cortez, Douglas Campos, Thiago, Bruno Ferreira e Déia Oliveira, todos alunos da Faculdade de Artes Visuais da Unisanta.

Tantos os figurinos, adereços e elementos cenográficos foram criados pelos integrantes do grupo durante oficinas focadas em investigações próprias e remetem a uma estética pós-apocalíptica para a tradução dos direcionamentos da montagem, que conta ainda com a participação de João Paulo Rivera e Kátia Balliano, na criação e execução das máscaras faciais (alunos de pós-graduação da Unisanta).

Os ingressos para os dias de competição oficial do festival custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Portadores de crachá de identificação, participantes ativos da mostra, tem entrada gratuita.