O Teatro Experimental de Pesquisas, (TEP / Unisanta), um dos grupos de teatro mais antigos da cidade, está de malas prontas para levar à cena, em dois festivais, os resultados desenvolvidos para o seu mais novo trabalho investigativo, OLHOS DE FAZER MORDER, em que foca de maneira caleidoscópica a vida e obra da ativista política, musa antropofágica e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, que em 2010 comemoraria 100 anos de nascimento. O texto e a direção do espetáculo são assinados pelo professor da Unisanta Gilson de Melo Barros, no comando do grupo há 22 anos.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE CURITIBA – FRINGE 2011

Um dos mais importantes eventos culturais do País, o Festival Internacional de Curitiba será realizado do dia 29/3 até o dia 10/4, para o desfile dos mais diversos tipos de espetáculos teatrais, vindos dos mais distantes pontos do Brasil e contando também com atrações internacionais.

Entre espetáculos, palestras, mostras de artes visuais e shows musicais, destaca-se a categoria FRINGE, destinada a montagens alternativas e grupos emergentes de todo o País. É neste contexto que apresenta-se o grupo santista TEP, Teatro Experimental de Pesquisas, da Unisanta, com o espetáculo OLHOS DE FAZER MORDER, quem vem de premiada carreira em mostras e festivais na nossa região. O grupo se apresentará na destacada Sala Londrina, Memorial Curitiba, nos dias 08, 09 e 10 de abril.

Compõem o elenco Kátia Baliano, Sarah Antunes, Déia Oliveira, Ronaldo Fernandes, Bianca Soffredini e Márcia Marques, contando ainda com a participação de Alexandre Rosa (operação de som), Izabelle Dávila (produção), Simone Soffredini (documentação fotográfica) e a professora Márcia Okida (design gráfico).


FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO – FESTA 53

Entre os dias 15 e 23 de abril acontecerá em Santos, em diversos palcos da cidade, mais uma edição do FESTA – Festival Santista de Teatro, abrigando espetáculos vindos de quase todos os estados do Brasil. Entre os grupos selecionados está o TEP – Teatro Experimental de pesquisas, da Unisanta (único representante da cidade), com o espetáculo OLHOS DE FAZER MORDER, em data e local ainda a serem divulgados pela comissão organizadora.

Segundo o diretor do TEP, Gilson de Melo Barros, “o FESTA, criado pela emblemática Patrícia Galvão, a Pagu, tema do espetáculo do TEP, deixa de ser apenas uma mostra da produção local para discutir em nível nacional os rumos e fazeres das qualidades contemporâneas do fato cênico em toda a sua diversidade, o que o coloca em uma posição de destaque entre os eventos nacionais que fomentam tal atualização deste fazer artístico”.

Além das peças selecionadas, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua, e da mostra paralela, acontecerão oficinas, mesas-redondas e o Quintal da Pagu, espaço na Praça dos Andradas que contará com shows durante todas as noites do festival. Abrigará ainda a exposição “Respeitável Público!”, uma parceria com o Clube Foto Amigos de Santos, e o Curta FESTA, parceria com o Curta Santos – Festival Santista de Curtas-Metragens.

O FESTA 53 é uma realização da Comissão FESTA, com patrocínio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), e parceria com a Prefeitura de Santos, Sesc-Santos, Associação dos Artistas e Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

OLHOS DE FAZER MORDER

O espetáculo OLHOS DE FAZER MORDER, que teve sua estreia em meados de agosto de 2010, ou primeira audição, como prefere nomear o diretor Gilson de Melo Barros, que responde também pela criação do texto, vem sendo desenvolvido desde novembro de 2009, passando por vários processos criativos e momentos de interação com plateias distintas para avaliação destas fases da criação. Entre estes, a participação do grupo no XIV FESCET (Festival de Cenas do TESCOM), de onde saiu vencedor como a Melhor Cena apresentada (categoria adulto), sendo premiado ainda na categoria Texto Original, para Gilson de Melo Barros. Neste mesmo festival, o grupo foi ainda indicado nas categorias Melhor Atriz (Katia Baliano e Sarah Antunes), Melhor Cenografia e Melhor Iluminação (Gilson de Melo Barros). Participou recentemente, do II Festival de Teatro do Sindicato dos Metalúrgicos, alcançando bons resultados de público e crítica.

“Numa narrativa pontuada pelo conceito pós-dramático, OLHOS DE FARZER MORDER traça um perfil de Pagu numa permanente corda bamba, a equilibrar-se entre a militância política e os seus afazeres de mãe (distâncias de fazer doer), entre a ativista renitente e a jornalista obstinada, a musa inconteste e a suicida compulsiva, a artista incansável e a presidiária torturada nos calabouços da ditadura Vargas”. A análise é de Gilson de Melo Barros. São ainda pontuadas algumas de suas passagens por Santos, “terra que tanto amou e onde veio a falecer, e de maneira abissal o seu imenso amor pelas questões gerais do equilíbrio social do mundo”.