O curta-metragem Alzira Rufino – Eu Mulher Negra Resisto, produzido pelo Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (TEP-Unisanta), será exibido na V Semana Tereza de Benguela, no dia 02 de agosto, às 14h, no Educafro Cubatão – UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Neto, em Cubatão. Após a exibição, haverá um debate aberto ao público, com entrada franca.
A produção homenageia a militante e escritora negra Alzira Rufino, ativista santista pelas causas de gênero e raça, especialmente no combate à violência doméstica. Sua atuação alcançou repercussão e notoriedade que transcenderam às fronteiras nacionais.
Dirigido por Gilson de Melo Barros, o filme conta com o apoio da Unisanta, da Prefeitura de Santos e recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
O curta foi desenvolvido sob a curadoria da professora Urivani de Carvalho, com base em um rico material por ela disponibilizado, que fazia parte do acervo documental da Casa da Mulher Negra, uma das criações de Alzira Rufino. O projeto incluiu entrevistas e depoimentos de pessoas que atuaram no mesmo circuito de luta, entre elas: a jornalista Maria Alice Peres; a psicóloga e ativista feminista Cibele Lacerda; os artistas e militantes pelas causas negras Miriam Vieira e Jair Moreira (Kilombo Plataforma / SV); a atriz Thayany Muniz, também do Plataforma; e a própria Urivani, que, junto a Alzira, foi uma das mais atuantes colaboradoras da Casa da Mulher Negra.
Sobre a V Semana Tereza de Benguela – Com início em 24 de julho, a V Semana Tereza de Benguela ocorre em nove cidades da Baixada Santista, com atividades até o dia 3 de agosto. O evento promove debates de diversos temas relacionados às lutas desenvolvidas por mulheres negras em diferentes contextos sociais.
Serviço
Exibição do curta-metragem “Alzira Rufino – Eu Mulher Negra Resisto”
Horário: 14h
Local: Educafro Cubatão – UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Neto
Endereço: Avenida Martins Fontes, 1241 – Vila Nova – Cubatão/SP
Entrada gratuita