O Teatro Experimental de Pesquisas – TEP, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participa, nas próximas semanas, de dois festivais: XIII Festival de Teatro de Cubatão, e VIII Festival Casa Três, no Guarujá. Em ambos os eventos, o grupo apresentará os resultados da sua mais nova montagem, o espetáculo Os Afluentes da Rosa e dos Ventos, escrito por Gilson de Melo Barros e Emanuella Alves na direção dos trabalhos.
A apresentação no VIII FESCATRE acontecerá no dia 1º de novembro, a partir das 20 horas, no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá, com entrada franqueada a estudantes e integrantes da classe teatral. Já o XIII FESTAC, o festival de Cubatão, acontecerá no mesmo período, no Espaço Cultural da cidade, com a data e horários ainda a serem marcados.
Espetáculo
O peça aborda de forma poética as questões da memória, como um fato no qual os símbolos se acumulam na justaposição anárquica dos seus significados, explica o diretor e autor da peça, Gilson de Melo Barros. “Propõe-se a deparar-se com ela, em sua complexidade, como se políssemos o espelho da nossa própria conformação em suas infinitas existências. De onde viemos, o que somos, para onde vamos? Vamos?”, pergunta Melo Barros.
Como proposta de montagem o grupo se debruçou em exercícios de linguagem em busca de signos próprios para definição e construção do espetáculo, utilizando-se durante, o processo de criação, de elementos de expressão corporal, teatro, imagem e teatro de animação de objetos. E, linguagem no que poderemos chamar de Teatro Circular, onde a ação se repete a serviço da reflexão sobre os temas abordados.
O elenco do espetáculo e a equipe técnica são formados por alunos e ex-alunos vindos de vários cursos da Unisanta. Destacam-se no elenco Emanuella Alves, Natan Brith, Poliane Dedini, Ernani Sequinel e Déia Oliveira. Respondem pela maquiagem João Paulo Rivera e Kátia Baliano, contanto ainda com a participação de Alexandre Ruas na operação da sonoplastia.