Depois de alguns dias de recesso para as festas de final de ano, o TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, um dos mais longevos (54 anos) e produtivos grupos de teatro da Baixada Santista, instalado na Universidade Santa Cecília – Unisanta desde 1989, apresenta várias novidades a serem realizadas neste início do ano, dando continuidade às suas atividades, para as quais convida a todos para assistir:

PATATIVA DO ASSARÉ – O POETA SERTANEJO

No dia 14 de janeiro, será prestada uma homenagem, em formato de vídeo, ao poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido por seu pseudônimo – Patativa do Assaré, poeta, compositor e cantor da região do Cariri que se notabilizou nacionalmente através da sua obra, criada primeiramente para ser declamada e posteriormente editada em diversos idiomas, com forte acento regionalista, tendo o homem sertanejo como seu principal foco poético.

Este trabalho, sob direção de Gilson de Melo Barros, foi montado durante os meses de novembro e dezembro de 2022 pelos atores do espetáculo O HOMEM QUE SONHAVA, última montagem teatral do grupo, realizado a partir da gravação e edição da leitura de fragmentos de poemas do Patativa.

Com edição e finalização a cargo e Tales Ordakji e participação dos atores Cícero Pinto, Edelvira Azevedo, Tallyta Felix, Pedro Paulo Zupo, Marcos Vicente e Lilian Racha, este trabalho será disponibilizado nas redes sociais do TEP (@TEPTEATRO) a partir de 14 de janeiro, aí ficando instalado.

BASTIDORES – 3ª TEMPORADA

Ainda neste janeiro, a partir do dia 13, será lançada por atores convidados, também através das redes sociais do TEP (@TEPTEATRO), a 3ª temporada do projeto BASTIDORES, uma leitura de capítulos da obra literária de mesmo nome, lançada em 2019 em celebração aos 50 anos do grupo TEP.

Dividida em cinco episódios, a leitura traz vários registros de depoimentos de personalidades santistas realizados para a formatação do livro BATIDORES, a comentar fatos e feitos realizados pelo grupo ao longo da sua trajetória, em que se destacam a vozes de Beatriz Rota-Rossi, Lúcia Teixeira e  Sílvia Teixeira Penteado (respectivamente presidente e reitora da Unisanta), Julinho Bittencourt, Platão Capurro, Matheus Faconti e do próprio Gilson de Melo Barros, autor do livro, que assina também a direção desta produção.

Em forma de seriado, cada episódio será disponibilizado em dias alternados após o seu lançamento, seguindo o seguinte cronograma: Episódio 1 – dia 16 / episódio 2 – dia 18 / episódio 3 – dia 20 / episódio 4 – dia 22 / episódio 5 – dia 24.

Com organização e coordenação de Gilson, o trabalho conta também com a edição e finalização de Tales Ordakji e participação de vários atores especialmente convidados para esta produção, antigos e atuais participantes do grupo TEP, com destaque para os nomes de Angélica Magenta, Yara Nascimento, Emanuella Alves, Juliana Bordallo, Fabíola Moraes, Márcia Marques, Cícero Pinto, Tales Ordakji, Henrique Pergolizzi e Tallyta Felix.

Para a montagem final, o trabalho conta ainda com a participação de Julinho Bittencourt e Zeca Sampaio na autoria das músicas que compõem as trilhas de abertura e encerramento do trabalho, permanentes colaboradores do grupo.

LUSO-FUSCO
A VIAGEM DE MIGUEL

Miguel Hernandez foi um dos integrantes do grupo TEP que por mais tempo permaneceu ligado ao coletivo, no qual, durante mais de dez anos, desenvolveu uma série de espetáculos, conquistando com estes diversos prêmios como ator e autor teatral.

Da longa temporada no TEP, Miguel seguiu para São Paulo a aprimorar seus estudos na EAD (Escola de Artes Dramáticas da USP), e a trabalhar, logo na sequência, com renomados diretores do circuito paulistano, entre eles, Marcio Aurélio, Antunes Filho e Antônio Abujamra, com quem desenvolveu estreita parceria.

A convite, passou por algumas temporadas em Portugal, na cidade do Porto, onde reside atualmente e desenvolve produtivas atividades teatrais junta a um centro de referência em estudos das artes cênicos.

É desta última experiência que se trata o LUSO-FUSCO, um bate-papo informal com o artista, em que nos conta em detalhes suas experiências lusitanas, focando em algumas montagens por lá realizadas, e o universo que lá encontro.

Registrado em vídeo, o bate-papo deverá ser trazido a público no dia 31 de janeiro, como os demais lançamentos deste mês, através das redes sociais do TEP (@TEPTEATRO), onde permanecerá instalado, visando assim este intercâmbio de ideias e experiências.

LUSO-FUSCO – A VIAGEM DE MIGUEL, nome que recebeu a atividade, conta com a mediação e direção de Gilson de Melo Barros, tendo os trabalhos de edição e finalização, como os demais, assinado por Tales Ordakji.

BEATRIZ – A MENINA DOS OLHOS DO INDAIÁ e CICLO DE LEITURAS BEATRIZ ROTA-ROSSI

Beatriz Rota-Rossi é uma reconhecida artista argentina radicada em Santos por várias décadas, onde desenvolveu sólida carreira como artista plástica, professora universitária e, mais tardiamente, como ceramista e escritora, tendo seus livros como frequentadores das principais bibliotecas do país.

É sobre esta última atividade que nos debruçaremos. Como escritora, Beatriz foi e continua sendo uma frequente colaboradora do TEP, onde, através de seus textos, geralmente em formato de contos, vários espetáculos foram montados, conquistando um dos seus públicos mais cativos.

Para este momento do TEP, Beatriz nos presenteou com 10 contos, versando por diversos assuntos, entre os quais estão os habitados por personagens, reais ou não, que frequentavam o Teatro Municipal Brás Cubas, capturados pela sua poética durante o período em que, naquele prédio, desenvolveu a atividade de coordenadora cultural da Secretaria de Cultura de Santos.

Para a abordagem a este material, o TEP pretende, já no mês de fevereiro, logo após o Carnaval, promover audição pública para complementação de elenco direcionado à montagem do que será o espetáculo BEATRIZ – A MENINA DOS OLHOS DO INDAIÁ, onde finalmente as personagens criadas por Beatriz receberão nossa interpretação.

Além da montagem deste espetáculo, os atores selecionados, somados ao elenco fixo do TEP, deverão também participar de atividades de leitura pública deste material por diversos espaços da cidade de Santos, conformando desta forma o que chamaremos de CICLO DE LEITURAS BEATRIZ ROTA-ROSSI, cuja agenda em momento oportuno será divulgada.

A data, horário e local para audição serão, na proximidade do evento, devidamente divulgadas como um convite aos interessados em participar destas atividades que culminarão com a montagem anual do grupo.

Por: GILSON DE MELO BARROS