Como parte das homenagens que a Secretaria de Cultura de Santos faz pelos 40 anos da morte de Patrícia Galvão – Pagu, o TEP/Unisanta (Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília) apresentou nos dias 17 e 18 a premiada peça Vila Belmiro, de Gilson de Melo Barros. O espetáculo foi apresentado no Salão de Mármore do Santos Futebol Clube, às 20 horas, com ingressos a R$ 4,00.
Memória santista – Desenvolvido a partir de estudos sobre a história de Santos e o comportamento de seus moradores, o texto é centrado no período da intervenção militar na cidade, sua ação e efeitos. Conforme o diretor, a montagem utiliza, em sua narrativa, técnicas de teatro de sombras, manipulação de bonecos e objetos, elementos de multimídia, além da atuação do elenco.
“A peça apresenta três planos, o presente, o passado e a loucura, com as alucinações de Dona Jacirema, santista da gema e da clara, que sempre morou no bairro da Vila Belmiro”, acrescenta Barros.
O elenco é composto por Vanise Peixoto, Caio Martinez, Zellus Machado, Raquel Rollo, Sandro Alves e Juliana Ribeiro. As canções originais são compostas por Zeca Sampaio, a direção de arte é de João Batista Cardoso, adereços de Hildefonso Torres, iluminação de André Leahun e maquiagem de Rose Magalhães.
O TEP é formado por alunos, professores e funcionários da UNISANTA, além da participação da comunidade e convidados.