Prestes a comemorar 25 anos de Unisanta e 45 da sua criação, o TEP (Teatro Experimental de Pesquisas), um dos grupos teatrais mais antigos da região, apresenta seu mais novo trabalho, “A Carta – Um Melodrama Cubista”, na mostra competitiva, categoria adulto, do VII Festival de Cenas Curtas (FESCETE), promovido pela escola de teatro TESCOM. A participação do grupo acontecerá nesta terça-feira, dia 25/6, a partir das 20 h, no Teatro Municipal Brás Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48.

O espetáculo, escrito e dirigido por Gilson de Melo Barros, professor da Unisanta, conta fatos inusitados que acontecem em um lugar imaginário, chamado Tiritomba, onde vive uma família (totalmente disfuncional) que será arrebatada por acontecimentos nada pueris. Todos escondem uma verdade particular terrível. Surpresas e reviravoltas marcarão os seus destinos, deixando ao público o veredito final e a aproximação da cena com as nossas realidades particulares. Na apresentação do FESCETE, serão mostrados, conforme solicitação do regulamento, apenas 15 minutos da montagem, uma espécie de amostragem para avaliação dos rumos da montagem e consequente reorientações.

Para a construção do espetáculo e desenvolvimento estético da encenação, o grupo adota uma postura cubista como seu referencial, conforme resenha orientadora contida no texto. Tanto as cenas como as atuações trazem um condicionamento fracionado em cacos que se embaralham na memória e se recompõem na individualidade das suas interpretações, ao que o diretor distingue como “comportamento pós-humano”.

O grupo, em sua formação atual, é composto por alunos e ex-alunos de diversos cursos da Unisanta, e conta ainda com a participação mais que especial de antigos integrantes do TEP para a organização e desenvolvimento de ações determinantes para o aprimoramentos de conteúdos específicos da montagem. Fabíola Nascimento responde pela preparação dos atores e assistência de direção, assim com Ernani Sequinel coordena os trabalhos de preparação corporal e incorporação das máscaras do Melodrama. Rose Magalhães direciona as ações dos acabamentos imagéticos da montagem em delicado desenho de maquiagem. Outro veterano é Alexandre Rosa, na operação da sonoplastia.

Compondo o elenco, os novos integrantes do TEP, finalmente em sua estreia: Tallyta Nogueira, Gigi Fernandes, Bárbara Braw, Débora Araujo e Renato Ligório, que se desdobram, mediante sistema coringa de interpretação, em vários personagens, conforme as cenas os vão solicitando.

O espetáculo, que começou a ser montado no início do verão, ainda não tem data fixa para sua estreia, mas o diretor acredita que até o final do ano possa ser mostrando a público na íntegra, dando início com ele às comemorações pelos 45 anos do grupo, quando também será lançado um livro comemorativo à data, entre outros festejos que fatalmente acontecerão.

Os ingressos para o FESCETE podem ser adquiridos na própria bilheteria do teatro onde acontecem as demais cenas da noite.