O Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, prepara a ala Tambor de Crioula para defender a Escola de Samba X-9, que este ano homenageia o diretor teatral Tanah Corrêa com o enredo “Xisnoveano, Macuqueiro, Arteiro, Teatreiro: a X9 Pioneira saúda Tanah Corrêa na Arte e na Cultura Brasileira”, de autoria de Gilson de Melo Barros, professor da UNISANTA e carnavalesco da escola.

A ala Tambor de Crioula exibirá na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz coreografia desenvolvida a partir da chamada Dança Circular, uma das formas mais antigas de celebração comunitária, transmitida através dos séculos pelas ações culturais de povos distintos, mas sempre abordando conteúdos similares, como o despertar de valores humanos e o incentivo ao espírito de cooperação promovido por um diálogo amoroso entre as pessoas.

Consideradas sagradas, as danças do gênero foram reorganizadas em suas simetrias na Inglaterra à cerca de vinte anos atrás por Bernhard Wosien, um professor de dança, alemão, que dedicou muitos anos de sua vida a coletar danças de todo mundo. Em 1976, Bernhard Wosien deu seu primeiro treinamento destas danças em Findhorn, uma comunidade espiritualista no noroeste da Escócia. De Findhorn, esse trabalho espalhou-se pelo mundo todo, e tem como proposta do carnavalesco a sua inserção no carnaval brasileiro.

As aulas de dança circular, ministradas pelas professoras e coreógrafas Sandra Santos e Adriana Aires, ocorrem sempre às quartas feiras e sábados, às 19 horas e 15 horas, respectivamente, no ginásio Laerte Gonçalves, da UNISANTA, para pessoas de qualquer idade, bastando para participar a disponibilidade para os ensaios e confecção das fantasias, e muita alegria.