Documentos, cartazes, restos de figurinos, recortes de jornais e fotos são alguns dos itens que o Teatro Experimental de Pesquisas (TEP/Unisanta) vai apresentar durante a abertura do XVIII Festival de Cenas Curtas (Fescete), no próximo dia 13, às 19h, no Teatro Municipal Brás Cubas. Com a exposição, o TEP comemora 45 anos de existência, dos quais 25 sediados na Universidade Santa Cecília (Unisanta). “A mostra será um resgate da história do TEP”, afirma o professor Gilson de Melo Barros, diretor do grupo teatral”.
No dia 13, serão homenageados os patronos do Fescete, os atores Jandira Martini e Ney Latorraca. O Fescete será realizado de 13 a 27 de junho.
Estreia de A Carta
Como parte do Fescete, o TEP estreará sua nova peça “A Carta – Um Melodrama Cubista”, no dia 17 de junho, às 19 horas, no Teatro Municipal. “A Carta – Um Melodrama Cubista”, venceu a mostra competitiva, categoria adulto, do VII Festival de Cenas Curtas (FESCETE), promovido no ano passado. O espetáculo, escrito e dirigido por Gilson de Melo Barros, professor da Unisanta, conta fatos inusitados que acontecem em um lugar imaginário, chamado Tiritomba, onde vive uma família (totalmente disfuncional) “que será arrebatada por acontecimentos nada pueris”, informa o diretor.
“Todos escondem uma verdade particular terrível. Surpresas e reviravoltas marcarão os seus destinos, deixando ao público o veredito final e a aproximação da cena com as nossas realidades particulares. Para a construção do espetáculo e desenvolvimento estético da encenação, o grupo adota uma postura cubista como seu referencial, conforme resenha contida no texto.
“Tanto as cenas como as atuações trazem um condicionamento fracionado em cacos que se embaralham na memória e se recompõem na individualidade das suas interpretações, ao que o diretor distingue como comportamento pós-humano.”
O grupo, em sua formação atual, é composto por alunos e ex-alunos de diversos cursos da Unisanta, e conta ainda com a participação de antigos integrantes do TEP .