As apresentações do auto de Natal As cirandas de Maria são gratuitas

 Há onze anos ininterruptos, uma forma “inusitada” de representação teatral, realizada em forma do Auto de Natal As cirandas de Maria, vem sendo desenvolvida em Santos, pelo grupo Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), vinculado à Universidade Santa Cecília (Unisanta), o formato é o teatro itinerante em ônibus urbanos.

Esta ação, que acontece geralmente no período correspondente aos festejos relativos ao ciclo natalino, é denominada Projeto Limites, Dramaturgia para ônibus Urbano. Fruto da parceria entre a Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Cultura, a Viação Piracicabana e a Unisanta, o projeto ganha, neste ano, mais uma parceria, o Museu do Café.

O Auto do Natal As cirandas de Maria será apresentado inicialmente, sob a forma de teatro de rua, nas calçadas do Museu do Café, no dia 16/12, às 13h, e no dia 17/12, às 17h.

Ainda no dia 17, e no dia 18, no período das 10h às 13 horas, o espetáculo poderá ser assistido pelos usuários dos ônibus, que transitam pela orla da praia, entre o José Menino e a Ponta da Praia.

Nos ônibus serão realizadas 10 apresentações por dia e, a quem interessar, o grupo fará duas paradas estratégicas para receber convidados e imprensa, com uma apresentação coringa nestes locais. A primeira, às 11h, na parada de ônibus ao lado da Praça das Bandeiras, sentido Ponta da Praia. A segunda, às 12h, no ponto próximo ao Aquário Municipal, sentido José Menino.

O espetáculo – As cirandas de Maria foi criado pelo TEP especialmente para a data, e narra de forma leve e festiva, através de rimas e cantorias, a busca das pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento do Deus menino. Pelos caminhos deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.

O espetáculo desenvolve-se através do gênero Auto Pastoril, tendo como característica básica o acento regionalista calcado nas tradições nordestinas, referentes aos folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo. As bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII e que no Brasil foram introduzidos pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.

Com texto e direção assinados por Gilson de Melo Barros, coordenador do projeto, conta em seu elenco com a participação de Bruna Telly, como Maria; Déia Oliveira, Estrela guia; Bianca Soffredini, Estrela do caminho; Ernani Sequinel, Anjo Gabriel; Márcia Marques, Sarah Antunes e Camila Baraldi, como Pastoras e os três Reis Magos, e Fabíola Nascimento como a Mestra das Pastoras e Narradora das ações a acontecer. Todas seguem para Belém, no próximo ônibus.

Para maiores informações: Gilson de Melo Barros – 91016124 (gilsonbarros55@hotmail.com) / Déia Oliveira – 88240938.