Crédito da foto: LF.MUTTI

O espetáculo será apresentado nos ônibus urbanos que circulam pela orla da praia de Santos, dia 5, das 16 às 19h e dias 6 e 7, das 10 às 13 horas. O grupo fará uma pausa para apresentações nos dois últimos dias, a partir das 11h30, na praça em frente ao Aquário Municipal

Mais uma vez o Teatro Experimental de Pesquisas, vinculado à Universidade Santa Cecília (Unisanta), realiza celebrações natalinas em forma de teatro itinerante, nos ônibus da cidade como parte do “PROJETO LIMITES – Dramaturgia para ônibus urbanos”.

O espetáculo AS CIRANDAS DE MARIA – Um Auto-Móvel de Natal, criado pelo grupo especialmente para os festejos natalinos, narra de forma leve e festiva, através de rimas e cantorias, a busca de pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento do Deus menino. Pelos caminhos deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.

Segundo Gilson de Melo Barros, diretor do espetáculo, “a encenação deste auto de natal é desenvolvida a partir da apropriação de gêneros tradicionais da cultura brasileira que celebram tradicionalmente o ciclo natalino, como o Pastoril, Lapinhas e outras Cheganças, folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo. As bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII e que no Brasil foram introduzidos pelos jesuítas durante o período da nossa colonização”.

A peça será apresentada nos ônibus urbanos que circulam pela orla da praia de Santos, nos dias 5 de janeiro, das 16h às 19h, e 6 e 7 de janeiro, das 10h às 13h, em homenagem à Semana de Reis. Nos dias 6 e 7, o grupo fará uma pausa para apresentações do espetáculo a partir das 11h30, na praça em frente ao Aquário Municipal, para atender a convidados e à imprensa em geral.

Com texto e direção assinados por Gilson de Melo Barros, coordenador do projeto, o espetáculo conta, em seu elenco, com a participação de Bruna Telly, como Maria; Déia Oliveira, Estrela Guia; Ernani Sequinel, Anjo Gabriel e Gaspar; Márcia Marques, Melquior; Tales Ordakji, Baltazar, Paula D’Albuquerque, Pastora, e Camila Baraldi como auni Mestra das pastoras e Narradora das ações a acontecer. O trabalho conta ainda com figurinos de Lindalva Parolini e produção de Mauricio Garcia.

Para a realização desta temporada do CIRANDAS DE MARIA, o grupo foi contemplado com um edital para fomento de apoio a manifestações tradicionais de cultura lançado pelo governo do Estado de São Paulo – através da Secretaria de Cultura do Estado, contando ainda com os apoios da Universidade Santa Cecília, Secretaria Municipal de Cultura e Viação Piracicabana.

Fotos: Rodrigo Morales